Sem categoria

56º Coneg lança Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura

o 56º Conselho nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE, lançou no sábado (22), em Brasília, a ''Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura''. O objetivo é apresentar a inédita iniciativa as lideranças estudantis presentes no Coneg para que eles possam

Serão mais de três meses na estrada, passando pelas principais universidades do Brasil. Na bagagem, a idéia de discutir saúde, educação e cultura, sob a ótica da juventude brasileira nos 27 estados do País.


 


Há menos de dois meses do início das atividades, o intuito é que lideranças estudantis de todo o País levem os temas da Caravana para suas universidades, assim promovendo lançamentos estaduais.


 


Esse foi o objetivo do pré-lançamento da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura que aconteceu na tarde deste sábado (22) no Centro Comunitário da UnB. A mesa contou com a presença de dois parceiros da entidade nessa iniciativa inédita. A diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Ana Maria Costa e do representante do Ministério da Saúde, Vinicius Oliveira e do diretor da UNE, responsável pela organização da Caravana, Emival Dalat.


 


''Será um mecanismo importante para promoção de debates sobre temas pertinentes à juventude em todo o Brasil, respeitando as peculiaridades regionais. A caravana vai retomar o debate sobre a saúde como direito, como parte integrante das políticas de justiça social desse País'', declarou Vinícius.


 


''Acreditamos que a Caravana será uma excelente oportunidade de aprofundar as discussões sobre direito à saúde, as bases da reforma sanitária e do conceito ampliado de saúde'', pontuou Ana Maria.


 


Sobre a legalização do aborto, a diretora do Cebes acredita que a UNE deva debater a questão também sob a ótica do direito da mulher. ''Mais do que uma questão de saúde, o aborto passa por um aperfeiçoamento democrático, um Estado laico. Não podemos nos calar diante da situação perversa dessa prática no Brasil resultado da ilegalidade''.


 


A partir de 11 de agosto, a Caravana inicia suas atividades partindo do Rio de Janeiro. O principal objetivo é elaborar propostas para políticas públicas que atuem de maneira mais eficiente nessas áreas. O encerramento acontece dia 27 de novembro, em Brasília.