Sem categoria

Pequim: chegou o dia mais esperado durante anos

O dia mais esperado durante anos chegou: hoje são inaugurados os 29.º Jogos Olímpicos. Pequim e toda da China estão em festa e, com eles, boa parte do planeta.



Por Luis Melián, enviado especial da agência Prensa Latina a Pequim

Às oito horas e oito minutos da noite a alegria será maior. A cerimônia de abertura se fará realidade como poonto culminante de preparativos de quase duas décadas.



Cerca de 160 mil pessoas estarão na inauguração, a qual inclui um espetáculo cultural dirigido pelo famoso diretor de cinema Zhang Yimou e que aproximará o público e os telespectadores de todas as partes à rica e milenária história e cultura chinesas.



De tudo isso também serão testemunhas mais de 80 estadistas convidados para a ocasião.



A China vê premiado assim os esforços iniciados na década passada, quando se postulou para organizar os jogos de verão de 2000, finalmente concedidos à Sydney em uma disputada votação: Pequim, 43 votos e Sydney, 45.



O resto da história é conhecido. Em 2001 a capital chinesa ganhou esse direito e desde então tudo se acelerou. Os anfitriões se comprometeram a realizar jogos ecológicos, de alta tecnologia e populares, que já estão em marcha.



Mais de 11 mil esportistas inscritos, número recorde de comitês olímpicos nacionais representados, os torneios de futebol em ação, as demais subsedes prontas. Tudo e todos só estão à espera do sinal que oficialize a arrancada desta festa do músculo.



Como é lógico, esta empreitada demanda um enorme desafio para qualquer nação, mas no caso da China, se faz maior pelas campanhas ferozes contra o país.



Algumas promovem o separatismo do Tibete e Taiwan, outras são centradas em supostas violações dos direitos humanos e da liberdade de expressão, a tal extremo que até um símbolo como a tocha olímpica também foi alvo de ações que não têm nada a ver com o esporte.



Às preocupações ecológicas os organizadores respoderam com medidas concretas: redução do tráfico veicular, fechamento de fábricas e indústrias, campanhas educativas com a população, entre outras medidas.



Nada a dizer em relação às instalações, inclusive a Vila Olímpica, as quais recebem apenas elogios, tanto de atletas como de autoridades esportivas e visitantes. Todas, de uma forma ou de outra, cumprem com o compromisso de jogos verdes, de alta tecnologia e de jogos populares.



O Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro, sede da cerimônia inaugural, e seu grande vizinho, o Cubo Aquático, destinado à natação, constituem exemplos concretos desse empenho e já são muito populares entre os chineses e turistas.



Pequim desfruta hoje um feriado, como para preparar-se para a atribulação que viverá até o próximo dia 24, durante esta grande festa, da qual também participam as subsedes de Xangai, Tianjin, Shenyang e Qinhuangdao (futebol), Qingdao (velas) e Hong Kong (equitação).



Só falta que a Mãe Natureza se some a esta festa.