Dirigentes e coordenadores da Funasa discutem diretrizes

As diretrizes e estratégias administrativas estabelecidas pela Funasa para o segundo semestre deste ano serão apresentadas e discutidas pelos diretores e coordenadores regionais na instituição, durante reunião, programada para segunda (4) e terça-feira (5

Segundo o diretor do Departamento de Administração (Deadm), Williames Pimentel, o encontro é de suma importância para a redefinição das estratégias para o cumprimento do papel social da instituição. O dirigente lembrou, também, que o evento “vem fortalecer as diretrizes estabelecidas pela atual administração da Funasa, principalmente, no que se refere aplicação dos recursos públicos”.


 


A solenidade de abertura da reunião, prevista para as 9h, contará com a presença dos ministros da Saúde, José Gomes Temporão e Tarso Genro, da Justiça, do presidente da Funasa, Danilo Bastos Forte e, do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira e, outras autoridades.


 


A reunião prossegue com a realização de dois painéis sobre a saúde indígena. Em seguida, haverá apresentações abordando, entre outros temas, processo seletivo e concurso público, modificação da estrutura organizacional da Funasa; autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) (que atende uma reivindicação das lideranças indígenas brasileiras); e conquistas relacionadas à reestruturação da instituição.


 


“Vamos discutir alternativas que nos permita dar respostas mais rápidas para os investimentos do PAC/Funasa. É importante ressaltar que vários municípios têm apenas a Funasa como instrumento para a viabilização de obras de saneamento básico, como sistemas de água tratada e melhorias domiciliares. Estes pequenos investimentos apresentam resultados altamente positivos na melhoria da qualidade de vida e restabelecimento da dignidade das pessoas que moram nestas comunidades” afirmou Williames Pimentel. O diretor lembrou, ainda, que só a Funasa possibilita este tipo de ação.


 


Durante a reunião, também haverá apresentações relacionadas às diretrizes do Depin, Densp, PGF, Ascom, Desai e Auditoria.



 


Fonte: Fundação Nacional de Saúde – FUNASA