Sem categoria

Venda de energia à Argentina não nos prejudica, diz ministro

O Brasil dispõe de energia suficiente para garantir o crescimento sustentado interno e a energia exportada para a Argentina não prejudica o abastecimento do Brasil, afirmou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Ele afirmou que o governo brasileiro

“Agora estamos socorrendo a Argentina porque eles não estão recebendo gás da Bolívia, que é enviado ao Brasil”, disse. Segundo o ministro, o Brasil pode interromper, se quiser, o fornecimento de energia à Argentina, mas não há necessidade. “Mandamos hoje energia porque podemos. São 400 megawatts (MW) produzidos por termelétricas. Essa energia não nos faz falta, porque essas termelétricas estavam desativadas”, afirmou Lobão.



Além disso, Brasil e Argentina têm acordo de troca de energia de hidrelétrica. “Enviamos energia em maio, junho, julho e agosto e recebemos em setembro, outubro e novembro, quando nossos reservatórios estão mais baixos”, disse.



Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), o Brasil tem uma orientação política de formar a integração tanto política como cultural, energética e social da América Latina. “Nesse contexto, a integração dos sistemas elétricos e a parceria na exploração de recursos energéticos contribui para a consolidação do bloco do Mercosul. A afirmação do ministro vai exatamente nessa linha e contra discursos de oposição que querem alimentar conflitos com países vizinhos”, afirmou.



Fonte: PT