Aleac se prepara para sessão itinerante nesta quarta-feira

A previsão da mesa diretora da Aleac é que em Manoel Urbano, a exemplo de outros municípios que receberam o programa “Assembléia aberta” haja grande participação popular com o debate aberto para a sociedade civil organizada.







Mais uma fase do debate sobre desenvolvimento regional puxado pela Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) será realizada nesta quarta-feira, no município de Manoel Urbano (218 km de Rio Branco). Esta será a segunda sessão itinerante do programa “Assembléia aberta” deste semestre e a última antes do recesso parlamentar que começará no próximo dia 18.

Apesar de a sessão só ser realizada na quarta-feira todo o corpo técnico da Aleac foi deslocado para aquele município, com a finalidade de deixar tudo pronto para receber os deputados estaduais que comparecerão a sessão. De acordo com informações pelo menos 20 deputados já confirmaram presença, um numero superior a última sessão que foi realizada em Santa Rosa do Purus (268 km da capital). Em Santa Rosa apenas 18 dos 24 deputados compareceram à sessão.

A previsão da mesa diretora da Aleac é que em Manoel Urbano, a exemplo de outros municípios que receberam o programa “Assembléia aberta” haja grande participação popular com o debate aberto para a sociedade civil organizada.

Abrir a linha de debates e sugestões vindas da população é um dos objetivos do programa que leva sessão itinerante ao interior do Acre. “Ir até a população do interior e ouvir deles as demandas é o objetivo da assembléia aberta”, diz o presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães.



Fortalecer o vínculo entre o parlamento e a população mesmo a despeito das dificuldades geográficas é um dos motivos que levará os deputados até Manoel Urbano, um dos cinco municípios, considerados mais isolados, que receberam este ano o programa de sessão parlamentar itinerante.

No entendimento da mesa diretora da Aleac ao realizar sessões itinerantes como a que acontecerá amanhã em Manoel Urbano é uma das maneiras mais eficazes de aproximação com quem está na ponta do processo de produção do Estado. É parte do conceito também acreditar que desta forma se efetiva a estratégia de ligação entre a Aleac, os sindicatos e as câmaras de vereadores dos municípios acreanos.

Os próximos municípios que receberam o programa “Assembléia aberta”, no segundo semestre legislativo serão Marechal Taumaturgo, Porto Walter e Jordão. De comuns estes três municípios tem o isolamento, provando que Aleac está indo ao encontro do alvo que pretende ser superado.