Sem categoria

Brasil já tem 41 milhões de usuários de internet

Pela primeira vez, o número de usuários de internet no País ultrapassou a barreira dos 40 milhões. Segundo estudo do Ibope NetRatings, havia 41,565 milhões de internautas no fim do primeiro trimestre deste ano. O total corresponde a maiores de 16 anos

Em maio de 2008, 23,1 milhões de pessoas usaram a internet residencial, segundo o Ibope/NetRatings, maior número já atingido pela pesquisa e que significa 29% mais que os 17,9 milhões de maio de 2007. O número de pessoas com acesso residencial à internet também é o maior desde setembro de 2000 e chegou a 35,5 milhões de pessoas em maio. “São dados muito positivos”, comenta Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope NetRatings.. “E refletem as políticas públicas de abertura de pontos de acesso à internet em escolas, bibliotecas, telecentros e muitos outros locais, além da avalanche de facilidades para adquirir computadores novos”, complementa o executivo.



Segundo ele, a redução de impostos, a ampliação do financiamento e a queda do dólar têm permitido o acesso de consumidores de renda mais baixa ao computador. No ano passado, foram vendidos 10,5 milhões de computadores no País. Pela primeira vez, as pessoas compraram mais computadores do que televisores. “As pessoas compram computadores porque acreditam que isso vai melhorar a vida dos filhos”, disse Magalhães.



Em maio, com 23 horas e 48 minutos por pessoa, em média, 1 hora e 1 minuto mais do que o tempo de abril, o brasileiro continuou a ser o internauta residencial que mais navegou entre os dez países medidos com a mesma metodologia: além de nosso país, Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha e Reino Unido.



Os países que mais se aproximaram do tempo residencial médio do internauta brasileiro foram o Japão (21h34min), a França (20h23min), os Estados Unidos (19h46min) e a Austrália (18h00min).



As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em maio, comparando com abril, foram: “Ocasiões Especiais”, impulsionada pelos sites de envio de cartão de felicitações, por causa do dia das mães, com crescimento de 6,4%, atingindo 3,6 milhões de internautas, “Entretenimento”, que cresceu 4,7% e recebeu 19 milhões de visitantes únicos, “e-Commerce”, também com 4,7% de aumento no número de usuários, com visitas de 13,1 milhões de pessoas, “Telecom e Serviços de Internet”, que cresceu 3,8% em número de usuários, atingindo 21,3 milhões de brasileiros, além de “Finanças, Seguros e Investimentos”, cujo crescimento no período atingiu 3,7%, recebendo a visita de 9,2 milhões de brasileiros.



Já no período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 29%, algumas categorias cresceram mais: “Informações Corporativas” (39,6%), “Casa e Moda” (39,5%), “Automotivo” (35,7%), “e-Commerce” (34,8%) e “Entretenimento” (34,6%).



Fonte: Ibope