Prefeitura de Vitória no ES vai garantir acesso à internet em banda larga e sem fio

A Prefeitura de Vitória, capital do ES, vai instalar uma rede pública municipal de conexão sem fio à internet, para transmissão de voz, dados e imagem, que beneficiará toda a população. O primeiro passo do projeto Vitória Digital será a elaboração de

O projeto será coordenado pelo professor Franklin Dias Coelho, do Laboratório de Reestruturação Produtiva e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição com a qual a Prefeitura de Vitória firmou um convênio, no dia 18 de junho, durante o Seminário Vitória, Cidade Digital, no Centro de Convenções, em Santa Lúcia.


 


É importante ressaltar que a implantação da rede municipal de conexão sem fio à internet em Vitória não é um ato isolado. Ela é uma continuidade de uma série de políticas de inclusão digital que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura.


 


O projeto servirá para preparar os cadernos de obrigações técnicas (termo de referência) que vão compor os editais de licitação para contratação da execução dos serviços de instalação das redes.


 


O projeto Vitória Digital trabalhará com o Sistema Híbrido com Suporte Wireless (SHSW), que utiliza uma cobertura de todo o território da ilha de Vitória. O sinal será propagado por antenas instaladas em torres de transmissão, edificações e postes.


 


O prazo para conclusão do projeto é de cem dias a contar da assinatura do convênio com a UFF. Até esta data entrará em funcionamento o projeto piloto em dois bairros da cidade. O projeto está orçado em R$ 360 mil.


 


Fonte: Prefeitura de Vitória ES.