Festival de Quadrilhas combate a dengue e homenageia a cantora Marinês

A partir desta quinta-feira (26/6), acontece o 13º Festival de Quadrilhas Juninas do Bairro Ellery, seguindo até a noite de sábado (28).

O local é a praça principal do bairro que nas três noites de festa vai receber 17 quadrilhas – 12 Adultos e 07 Infantis – vindas de diversos bairros da cidade e da Metropolitana de Fortaleza, como: Pio XII, Bom Sucesso, São João Tauapé, Dendê, Água Fria e Barra do Ceará e de Caucaia e Maracanaú. José Eduardo Praciano, apresentador dos históricos festivais que aconteciam no pólo de lazer da avenida Sargento Hermínio, será o responsável pela animação.



 
O esperado evento já faz parte das festividades juninas da cidade e, neste ano, as entidades organizadoras (Associação, Bloco Sai na Marra, Centro Socorro Abreu e Quadrilha Arraiá do Bairro Ellery, com o apoio da prefeitura municipal), informam que tudo já está garantido para o sucesso do arraiá que também integra a programação da Campanha MEU BAIRRO SEM DENGUE, desenvolvida deste o dia 12/6 pelas escolas e entidades populares do bairro. Cortejo junino, no sábado, pelas ruas alertando para a necessidade da vedação da caixa d´água e várias atividades de sensibilização da comunidade estão prevista para acontecer durante o festival.



 
Barracas com comidas típicas (todas com nomes de músicas de Marinês), brincadeiras tradicionais e muito música nordestina irão contribuir para a integração da comunidade e o resgate da tradição junina. Xote, côco e baião é o que se vai ouvir, principalmente se for cantada por Marinês, que será a grande homenageada pelo festival.  No último dia do festival, sábado, será feita uma justa homenagem a Quadrilha Junina Infantil Arraiá do Bairro Ellery, que já conta com 20 anos de resgate e resistência cultural. A agremiação é uma das últimas quadrilhas ainda existentes na área.
 


Quem foi Marinês



Filha do ex-cangaceiro do bando de Lampião Manoel Caetano de Oliveira e da dona de casa  Josefa Maria de Oliveira, dona Donzinha, a menina Maria Inês Caetano de Oliveira nasceu em 1936, em São Vicente Ferrer, Pernambuco. Seria a Paraíba que acolheria no lombo da Borborema, em Campina Grande, a família que se mudou em 1940. Ali viveu a infância, a mocidade, o começo da carreira e a união com o sanfoneiro Abdias.



Cantora Pernambucana muito popular no nordeste, considerada a Rainha do Forró, gravou mais de 30 discos em sua carreira. Começou cantando na escola, ganhou prêmios em concursos de calouros e foi criando fama como cantara de forró. Gravou o 1º Disco em 1956 e integrou o grupo de Luiz Gonzaga, com quem foi para o Rio de Janeiro. Participou de filmes, cantou em rádios, se apresentou em vários lugares, mais sempre voltou ao Nordeste. Em 1999 o CD comemorativo dos 50 anos de carreira da cantora Marinês e sua Gente, foi produzido por Elba Ramalho e contou com a participação de muitos cantores. Marinês faleceu aos 71 anos, no dia 14 de maio de 2007, na cidade de Recife, Pernambuco, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).


 


 


Fonte: www.bairroellery.com.br