PCdoB divulga nota sobre cenário político na Capital

Após analisar o quadro político,o PCdoB sinaliza apoio a candidatura petista na Capital, considerando que o arco de aliança em torno da reeleição do atual prefeito reúne 20 partidos, sendo priorizados os que já possuem cadeira na Câmara Municipal.O PCd

01 – De outubro de 2007 até o presente momento, o PCdoB de Campo Grande persistiu no esforço por concretizar uma aliança em torno da reeleição do prefeito Nelsinho Trad, do PMDB, motivado pela aproximação deste partido com o governo Lula, do qual os comunistas fazem parte, e pela parceria entre os três entes federados (União, Estado e Município) que resultou em recursos para investimentos em infra-estrutura social e urbana, a maior parte oriunda do governo federal. Outro motivo foi a postura inicial do atual prefeito de ver no PCdoB um aliado na implementação de políticas de inclusão social. No entanto, o quadro eleitoral de Campo Grande passou por profundas alterações nos últimos meses, o que impõe aos comunistas campo-grandenses a necessidade de reavaliar a posição adotada desde o ano passado.


 



02 – A disputa caminha para uma polarização. De um lado, o atual prefeito reúne em torno de si uma aliança formada por mais de vinte partidos. Entre estes, optou-se por privilegiar os chamados grandes partidos que têm assento na Câmara Municipal, em detrimento do debate anteriormente feito com os demais partidos. De outro, firmou-se como único pólo de oposição a candidatura do deputado estadual Pedro Teruel, do PT, que tem encontrado dificuldade para aglutinar aliados, inclusive mais à esquerda.



03 – Assim, não interessa ao PCdoB contribuir para o isolamento De um partido democrático e popular como o PT. Mais do que nunca, é bom para a democracia e para o povo que as forças autenticamente progressistas se unam em torno da luta estratégica pelo desenvolvimento do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. A par dos avanços conquistados no município, graves problemas sociais continuam assolando a vida dos campo-grandenses mais pobres.


 



04 – Como parte do esforço pela construção da unidade, o PCdoB postula a vaga de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Pedro Teruel, reforçando o caráter estratégico de uma aliança histórica solidamente construída nas disputas eleitorais e na atuação conjunta nos movimentos sociais em prol das causas populares. A concretização desta aliança significará a vitória dos que sempre lutaram por uma cidade mais humana.


 


Mario César Fonseca da Silva
Presidente do PCdoB de Campo Grande