Trabalhadores da Unicamp debatem assédio moral no trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) realiza nesta sexta-feira (20/06), das 9:30h às 17h, o evento ''Assédio Moral – Organização do Trabalho no Serviço Público'', no Auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (ADUNICAMP).

A preocupação vem da análise das mudanças ocorridas no mundo do trabalho que, além da mais valia, incluem a humilhação e o constrangimento de trabalhadoras e trabalhadores em seus locais de trabalho. Segundo a pesquisadora, Margarida Barreto, o Assédio moral ou Violência moral no trabalho não é um fenômeno novo; é tão antigo quanto o trabalho. A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho.


 


 


A diretoria do STU tem enfrentado o problema. Promove debates, divulga artigos em revistas, atende os assediados e elabora dossiês dos casos. Com a constatação da prática de assédio moral na Unicamp, a diretoria do STU apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que resultou no primeiro acordo entre uma universidade brasileira e um sindicato, feito no MPT, para coibir tal prática.


 


 


Programação


 


No período da manhã, o debatedor será José Roberto Heloani – psicólogo, advogado e professor da Unicamp e da Fundação Getúlio Vargas e a mediadora será Rosângela Martinhago – diretora do STU.


 


 


No período da tarde, a partir das 14h, Elisabete de Jesus Reimão – diretora do STU – fará a apresentação do acordo firmado no MPT e a professora, psicóloga e diretora do DGRH/Unicamp, Magda Senna Vulcano, apresenta o projeto para atendimento na universidade.


 


 


A inscrição é gratuita, a participação dá direito a um certificado, o Auditório da Adunicamp está localizado na av. Érico Veríssimo, 1.479 – campus da UNICAMP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (19) 3289.4242,  3289.3502 e 3521.7412.


 


 


De Campinas/SP,
Agildo Nogueira Jr.