Perpétua quer exposição do Acre em Brasília

Deputada visita Centro de Treinamento em Tecnologia da Madeira e sugere exposição de artefatos com identidade acreana em Brasília.

A idéia da deputada federal Perpétua Almeida (PcdoB), surgiu por ocasião da visita que fez ao SENAI, no último final de semana. Acompanhada dos vereadores Ariane Cadaxo e Márcio Batista, a parlamentar acreana prontificou-se a auxiliar na ampliação do mercado para produtos locais.
“Precisamos mostrar ao resto do país e do mundo que aqui conseguimos equilibrar conservação e recursos naturais com desenvolvimento e produzir artefatos com identidade e grande valor estético. Vamos procurar envolver a bancada federal nessa empreitada e realizar uma exposição em Brasília no próximo ano, das obras confeccionadas no CETEN”, propôs a deputada.


A idéia foi acatada por toda a direção e corpo técnico do Centro de Tecnologia em Madeira  que mantém uma média de 250 alunos por mês distribuídos nos cursos de aprendizagem e qualificação, onde são formados profissionais aptos a desenvolver móveis e artefatos de decoração em madeira.
Os 3 parlamentares comunistas buscaram inteirar-se de todas as atividades desenvolvidas pelo SENAI-Ac e mostraram-se surpresos com o nível dos serviços que vem sendo prestados. Buscando antecipar-se a demanda de mão-de-obra qualificada que será provocada pela execução das obras do PAC, o SENAI vai absorver 4.240 novos alunos em cursos de formação voltados para a construção civil, como pedreiros, armadores e eletrecistas, entre outros.


” São realizações como estas que merecem todo o nosso apoio. No caso desses mais de 4 mil jovens que poderão sair daqui com uma formação profissional, o interessante é que todos sem exceção serão selecionados de famílias que recebem o auxílio do bolsa-família. O que significa que no Acre, graças a visão dos nossos gestores e da parceria com o governo do estado, já estamos dando o segundo passo na consolidação dos programas sociais do governo federal, isto é, demos o peixe para matar a fome num primeiro momento e estamos ensinando a pescar no segundo momento”, exultou a deputada Perpétua Almeida.


A deputada federal e os 2 vereadores da capital  percorreram todas as dependências, inclusive salas de aula, laboratórios e até o núcleo de informação. Na visita de mais de duas horas, conversaram com instrutores e alunos.


“É impressionante o número de mulheres em todos os cursos. Até nos aparentemente de domínio predominantemente masculinos como refrigeração e mecânica de automóveis, o que mostra a emancipação da mulher acreana”, destacou a vereadora Ariane Cadaxo (PcdoB).


Dentre as surpresas, destaca-se o fato do SENAI-Ac ser o melhor equipado de toda a Região Norte, estando na frente até mesmo de Manaus. Uma tecnologia que agrega valor e que é repassada para as empresas locais, como é o caso do equipamento certificador. O Acre é o único estado da Região Norte que possui um equipamento que permite que toda a produção saia certificada.


“É impressionante  verificar que possuímos aqui um pólo de tecnologia e informação que permite o acesso a tudo o que está sendo feito no mundo, inclusive pesquisas e novas tecnologias que agregam valor e permitem ao nosso trabalhador sua inserção no mercado de trabalho”, salientou o vereador Márcio Batista (PcdoB).