Decreto oficializa 15 de junho como Dia da Troca de Bandeira

A data será comemorada, entre outras atividades, com a cerimônia de troca da bandeira do Acre no Calçadão da Gameleira com a presença das principais autoridades do Estado. O governador Binho Marques assina o decreto que institui 15 de junho como data o

Neste domingo, 15 de junho, o Acre completa 46 anos de autonomia política e administrativa.  A data é uma das mais importantes da história do Estado, junto com o 6 de Agosto, início da Revolução Acreana.


A data será comemorada, entre outras atividades, com a cerimônia de troca da bandeira do Acre no Calçadão da Gameleira com a presença das principais autoridades do Estado. O governador Binho Marques assina o decreto que institui 15 de junho como data oficial da Troca da Bandeira.


A história jurídica da autonomia começou muito antes. Em 1934, o Acre ganha o direito de eleger parlamentares federais e em 1957 o deputado federal José Guiomard Santos apresenta o projeto de lei de elevação do Acre a Estado, aprovado e em 15 de junho de 1962. O projeto contava com muitos adeptos, mas havia fortes opositores como Oscar Passos, do PTB.


Agencia de Noticias do Acre