Sem categoria

Japão registra a maior inflação dos últimos 27 anos

O crescimento do Japão foi revisado para 1% no primeiro trimestre nesta quarta-feira (11), mas essa pode ser a última boa notícia para a segunda maior economia do mundo à medida em que o aumento no custo das matérias-primas e um desaquecimento na economia

Os números divulgados mostraram que a inflação geral foi a maior em 27 anos – reforçando as expectativas de que o Banco do Japão eleve as taxas de juros no final do ano.



A revisão no produto interno bruto subiu ante estimativa preliminar de 0,8% e superaram o teto das previsões, de 0,9%, com dados de investimento revisados para cima.



Numa base anual, o crescimento do PIB foi revisado para 4,0%, contra 3,3% segundo leitura preliminar. Os números deram força à bolsa japonesa, fazendo o índice Nikkei subir mais de 1,2 ponto percentual.



Economistas afirmaram que os dados confirmaram que as fortes exportações, especialmente as direcionadas para economias emergentes, impulsionaram o crescimento no trimestre, mas eles continuam alertas sobre as perspectivas.



“Nós não podemos contar mais com consumo e exportações, que ajudaram no crescimento no primeiro trimestre”, afirmou Takeshi Minami, economista-chefe no Norinchukin Research Institute.



“Observando os dados em condições econômicas mais recentes, creio que existe uma chance de que o Japão possa passar por uma fase ligeiramente negativa”, acrescentou.



Os preços no atacado no país cresceram 4,7% em maio ante ano anterior, acima da previsão do mercado de aumento de 4,1%.



Fonte: Reuters