Sem categoria

Mexicanos são alvo de “deportações relâmpago” nos EUA

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México (CNDH) pediu ao governo do país para que intensifique a proteção aos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, que são alvo de “deportações relâmpago” nos Estados do Arizona, Califórnia, Novo México e Texa

A CNDH, que no México desempenha as funções de Defensoria Pública, disse que tem registros de casos em que os imigrantes mexicanos “são tratados como criminosos, após serem detidos na faixa fronteiriça para serem submetidos a julgamentos relâmpago de deportação”.



Em comunicado, o órgão expressou sua preocupação com a falta de defesa dos mexicanos detidos no marco da operação norte-americana Tolerância Zero.



Como parte dessa iniciativa das autoridades norte-americanas, “alguns migrantes são levados dos centros de detenção direto aos tribunais federais, onde em uma hora ou menos são processados em sessões coletivas”, assegurou a CNDH.



O organismo considerou que é necessário zelar pelos direitos fundamentais dos migrantes mexicanos, ao enfatizar que “com freqüência” são “submetidos a julgamentos de caráter civil ou penal nos quais recebem tratamentos considerados indignos ou diferenciados”.



Fonte: Efe