Cinema documental no Debates Incalculáveis

O tema principal Documentário: Formação e Experiência estará no cerne das questões: O que pode ser um documentário? Registro, tradução, transcrição…?

Na próxima segunda-feira, 2 de junho, haverá Debates Incalculáveis, programa da Escola de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, ligado a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).


 


O Debates Incalculáveis acontece uma vez por mês, com intuito de refletir assuntos da contemporaneidade sobre o audiovisual. O encontro terá como palestrantes Fábio Giorgio, psicólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Antropologia Visual, Mestre em Educação e professor da Faculdade Católica do Ceará e Alexandre Veras, que desde 1989 trabalha com audiovisual, é pesquisador, videomaker e professor.


 


O tema principal Documentário: Formação e Experiência estará no cerne das questões: O que pode ser um documentário? Registro, tradução, transcrição…? Sendo o que for, parece ponto pacífico que trata de uma experiência. Ou melhor, de experiências, que são como caminhos que se bifurcam, tanto quanto forem os encontros achados.


 


O que pode ser um documentário? Uma meta-experiência, que representa aquela outra, vivida em campo? Será um corte na espontaneidade do fluxo cotidiano da vida, através de uma maneira programada de recompô-la na tela? Ou será a vida mesma, para cada qual (personagens, produtores, espectadores), a partir da sua experiência vivida?


 


Para encontrar as respostas é só participar do Debates Incalculáveis que acontece no Cine Benjamin Abraão da Casa Amarela (Avenida da Universidade, 2591, no Benfica),a partir das 18h30 min., com entrada franca.


 


 


Fonte: Vila das Artes