Sem categoria

Mortes no trabalho diminuíram, mas acidentes aumentaram

O Anuário Estatístico da Previdência Social de 2006, último publicado pelo INSS, mostra que número de mortes relacionadas ao trabalho diminuiu 2,5%, em relação ao ano anterior. Entretanto, os acidentes de trabalho aumentaram e ultrapassaram os 500 mil

“Acidentes e as doenças ocupacionais são responsáveis por milhares de mortes e geram gastos às empresas, que perdem tempo, mão-de-obra, produção e qualidade de vida no trabalho”, comenta Ricardo Germano Efing, coordenador do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Grupo CBES.



Para diminuir essas estatísticas e preocupadas também com os gastos financeiros, as empresas estão dando atenção especial à legislação do Ministério do Trabalho e contratando profissionais capacitados para garantir o máximo de segurança no ambiente.



Segurança



As equipes de segurança do trabalho têm o objetivo de minimizar acidentes, doenças ocupacionais, proteger a integridade e a capacidade de atividade do trabalhador, e são formadas por vários profissionais: engenheiro de Segurança do Trabalho, técnico em Segurança do Trabalho, médico do Trabalho, enfermeiro do Trabalho e auxiliar de Enfermagem do Trabalho.



“O papel desses profissionais, que consiste em zelar pela segurança dos colaboradores das empresas, é cada dia mais importante, não apenas na fiscalização, mas também educando os funcionários para agirem de forma preventiva”, considera o professor Ricardo Efing.



Com os avaços tecnológicos ocorridos ainda no século XX, mas com maior ênfase neste século, ás doenças ocupacionais ultrapassaram 26.500 em 2006, sendo que 45% deles envolviam as mãos, braços, antebraços, ombros, dedos e punhos.



Esses são os membros mais afetados pelas lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), que levam ao afastamento do trabalhador. De acordo com o fisioterapeuta do trabalho Alison Klein, essas doenças “são, em geral, inflamações causadas por movimentos repetitivos e sem interrupção”, explica.



Prevenção



Os profissionais cujas tarefas exigem movimentos repetitivos, inclusive pessoas que trabalham com computadores, devem tomar cuidado redobrado com suas atividades. “A prevenção é a única forma eficaz de combater a LER/Dort”, alerta o fisioterapeuta.



O controle da carga horário do trabalhador é um dos métodos de prevenção dessas doenças. O trabalhador também deve ter um tempo, durante o horário de trabalho, para relaxamento e alongamento, evitando transtornos futuros, tanto para a empresa que terá que perder o funcionário por alguns dias devido o afastamento recomendado pelo médio, como para o trabalhador que deve preservar sua integridade física.



A recomendação de fisioterapeutas é de no trabalho de digitação, a cada 50 minutos trabalhados, haja uma pausa de 10 minutos para relaxamento. Outras precauções é evitar o trabalho sob pressão e stress, o que também contribui para lesões físicas.



A recomendação dos médicos é de que a qualquer sinal de dores musculares procuer imediatamente o tratamento. Em sua maioria, os trabalhadores afetados por esses distúrbios só procuram ajuda de ukm especialista quando as dores começam a atrapalhar sua rotina e isso é sinal de que a lesão já está em estágio avançado.



Memória



Na próxima segunda-feira (28) se comemora o Dia Internacional das Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais, a data foi escolhida porque marca a assinatura, em 1914, da primeira lei que versou sobre benefícios concedidos aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho na província de Ontário, Canadá.



Em 1991, o Parlamento Canadense adotou o dia 28 de abril como dia Oficial de Luto pelos trabalhadores acidentados. No Brasil, a data ainda não faz parte do calendário oficial de atividades da área de segurança e saúde no trabalho.



Chegou a tramitar na Câmara dos Deputados o PL 4.092/01, visando instituir o Dia Nacional de Luto pelas Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho, a proposição é de autoria do deputado Professor Luizinho (PT/SP), como o parlamentar não foi eleito, o projeto foi arquivado.



Mesmo assim, diversos Estados realizam, nesse dia, eventos e atividades com participação do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial de Saúde e organizações não governamentais.



Fonte: Diap