Sem categoria

Pimentel pode ir à Justiça para garantir aliança com tucanos

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), disse nesta sexta-feira (25) que pretende recorrer da decisão da Comissão Executiva Nacional do partido, que decidiu proibir a união da legenda com o PSDB na capital mineira. Ele anunciou que pode ir à

Em nota divulgada pelo PT na sexta-feira, o partido afirma que “não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital (de Minas)”. A nota diz ainda que a simples idéia de uma aliança PT-PSDB em Belo Horizonte “extrapola a dimensão política de um simples acordo municipal”. “O governo Aécio não se coaduna com o que o PT quer para Minas Gerais e muito menos para o Brasil”.



O candidato mais provável da aliança, caso ela venha a se concretizar, é Márcio Lacerda (PSB), secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.



Contrariado com o que considerou “uma grosseria” com o governador de Minas, o prefeito afirmou que “o PT nacional trata como inimigo um adversário que quer se transformar num aliado”. Pimentel disse que a direção nacional do PT “está optando pela linha do isolamento político que levou o PT a maus resultados no passado”.



Pimentel, que nesta sexta-feira teve uma reunião longa com Aécio, disse que “o que está sendo decidido não está no estatuto do partido”. “Quem pode rever a decisão de uma convenção é só outra convenção”, disse. “Acho que o presidente [nacional do PT] Berzoini cometeu um equívoco político.”



No mesmo dia, o governador afirmou que, se a aliança não ocorrer, “os mineiros vão lamentar”. “Espero que essa decisão do PT seja amadurecida e eventualmente contornada.”



“Temos que ter muita paciência com a Executiva Nacional: trabalham sentados em Brasília sem descolar os olhos da avenida Paulista”, criticou o deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG).



Da redação, com agências