Presidente Lula sanciona lei que muda a hora do Acre

No Amazonas, os municípios de Boca do Acre, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira e Ipixuna, que seguiam o horário do Acre, também passam a ser regulados com o fuso de uma hora meno

O presidente Lula sancionou no início da noite de ontem a lei 11.662/2008, originária do projeto do senador Tião Viana (PT-AC), que reduz de duas para uma hora apenas a diferença do fuso horário do Acre em relação a Brasília. A nova lei, que entrará em vigor 60 dias após a sua publicação no Diário Oficial da União, muda também o horário de seis municípios do Amazonas e 18 do Pará.

No Amazonas, os municípios de Boca do Acre, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira e Ipixuna, que seguiam o horário do Acre, também passam a ser regulados com o fuso de uma hora menos em relação à capital federal.

No Pará, a nova lei estabelece que 18 municípios do Estado passam a ter o mesmo fuso de Brasília, a exemplo do que ocorria com Belém e outros municípios paraenses. A sanção da nova lei foi assinada pelo presidente Lula na presença do senador Tião Viana, vice-presidente do Senado, que foi convidado pelo presidente Lula para ir ao Palácio do Planalto assistir ao ato.
A lei do novo tempo do Acre trará benefícios para o Estado nas áreas de comércio, indústria, bancos, transportes, energia e comunicação, permitindo, também, uma nova adaptação da ordem temporal interna da população, favorecendo o ciclo laboral e propiciando mais conforto às pessoas. Do ponto de vista energético, por exemplo, essa alteração do fuso horário acarretará economia de energia no sistema do Acre, diminuindo despesas com a conta de consumo de combustíveis, financiada por todos os consumidores do país. Com isso, o Estado deverá inclusive emitir menos gás carbônico, um dos responsáveis diretos pelo superaquecimento do planeta.

A nova lei, o Acre passa, finalmente, a ter o mesmo horário que os outros Estados da Amazônia Ocidental, como Amazonas, Rondônia e Roraima, além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do país. Com isso, corrige-se um erro histórico cometido em 1913, quando a legislação transformou o Acre numa espécie de “ilha” do fuso horário amazônico, quando o meridiano que estabelece o fuso da Amazônia passa exatamente em cima de Rio Branco, capital do Estado.

Vale lembrar que as populações dos Estados do Nordeste não aceitaram, na época, ficar no mesmo fuso horário de Fernando de Noronha, mas na mesma hora do Centro-Sul do país. E no Acre não houve quem protestasse contra o que estabelecia a lei de 1913. Com o novo horário, tanto o amanhecer quanto o anoitecer no Acre passarão a ocorrer praticamente no mesmo horário da maioria dos Estados do país, particularmente nos da Amazônia Ocidental.