Tarauacá faz aniversário

Os primeiros habitantes foram os índios kaxinawá, jaminawá e katukina. Em seguida vieram nordestinos e estrangeiros, que chegavam à região com a intenção de ficar ricos 

Nesta quinta-feira, 24, Tarauacá completa 95 anos de fundação. As comemorações pelo aniversário da cidade começaram no dia 19 com atividades esportivas e gincanas escolares. Amanhã, as atividades começam às 5 horas da manhã e serão desenvolvidas durante todo o dia com corrida de motocross e pedestre, e à noite a grande atração será a apresentação do grupo de pagode Raça Negra.

Localizado à margem esquerda do Rio Tarauacá, distante 400 quilômetros da capital e com uma população estimada em 33 mil habitantes, o município de Tarauacá já foi chamado de Foz do Muru. Em seguida passou à categoria de vila chamada Seabra e só em 24 de abril de 1913 foi elevada à categoria de cidade, passando então a chamar-se Tarauacá, nome de origem indígena que significa rio dos paus ou das tronqueiras.



Os primeiros habitantes foram os índios kaxinawá, jaminawá e katukina. Em seguida vieram nordestinos e estrangeiros, que chegavam à região com a intenção de ficar ricos com a exploração da borracha e da madeira.



A cidade de Tarauacá é banhada pelo rio do mesmo nome, que no verão é margeado por quilômetros de praias de areias brancas e finas. O rio serve de opção nos fins de semana a centenas de banhistas, que procuram suas águas para refrescar-se do de cimento, além de uma fábrica de xampu.



Na década de 1990 Tarauacá liderava o ranking dos municípios brasileiros com maior índice de analfabetismo. No mesmo período, uma reviravolta gerada a partir de investimentos dos governos estadual e federal levou o setor a crescer. Os índices melhoraram após a implantação de programas educacionais complementares como o EJA, Brasil Alfabetizado, Projeto Poronga e a partir da qualificação de professores e da melhoria da estrutura física do sistema.




O novenário de São Francisco, a Feira do Abacaxi e as comemorações de 7 de Setembro continuam sendo algumas das principais atrações turísticas da cidade.