Índios acreanos lançam documentário nos EUA

Heart Phoenix, a mãe do ator Joaquin, é militante ambientalista. Conhece as lideranças Yawanawa desde 2004, quando o documentário “Yawa – História do povo yawanawá”,

Joaquim Tahska Yawanawa embarca para Nova Iorque, nesta segunda-feira, 21, onde vai lançar o documentário Four Real, no Fórum Permanente das Populações Indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a liderança Yawanawa, o documentário tem como objetivo valorizar a cultura da população indígena acreana. Esse documentário é resultado da visita do ator americano Joaquin Phoenix à aldeia do povo Yawanawa que, em 2006, rendeu belas imagens da vida desse povo. Todo o arquivo foi editado e transformado em um documentário sobre a tribo acreana.


Assim como este, outros documentários serão apresentados, exibindo exemplos de projetos positivos, que ressaltam a vivência em harmonia do homem com a natureza.  Segundo a liderança indígena, Tahska Yawanawa, o documentário consegue passar uma imagem positiva de como é possível o homem viver bem com o meio ambiente. “Phoenix foi nos conhecer e muita coisa mudou em sua vida, ele também aprendeu com nossa gente”, comentou.


Heart Phoenix, a mãe do ator Joaquin, é militante ambientalista. Conhece as lideranças Yawanawa desde 2004, quando o documentário “Yawa – História do povo yawanawá”, do acreano Joaquim Tashka e do canadense Joshua Sage, foi lançado em São Francisco (EUA), com ajuda das verbas que ela administra.


Joaquin Phoenix veio ao Acre em uma viagem discreta, apenas com o objetivo de conhecer os Yawanawa. A partir daí, a amizade entre eles foi selada. Tahska disse, ainda, que em 2006 participou do Fórum Permanente dos Povos Indígenas, realizado pela ONU. Este ano o convite foi novamente feito. “É uma forma de representar os povos indígenas da Amazônia e firmar nossa valorização”, comenta.