Governo do Estado garante a prática de esporte nos 22 municípios

Edvaldo Magalhães destacou que além dos recursos anunciados na manhã desta quarta-feira, 16, a região do Juruá ganhará um novo estádio de futebol, a Arena do Juruá. Este espaço será construído a partir dos recursos do convênio do governo

Durante a solenidade de inauguração da nova sede da Setul, foram lançados dois editais: o da Lei de Incentivo ao Esporte e o Comunidade Ativa.



A Lei de Incentivo ao Esporte foi criada em 1999 e atende projetos com dimensões sociais do esporte, seja ele de rendimento, educação e participação. E que também ofereçam à sociedade acreana serviços e eventos de qualidade, como forma de garantir o direito social dos cidadãos à prática esportiva e de lazer, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e inclusão social. O edital 2008 já se encontra disponível na secretaria. Será disponibilizado para a execução dos projetos aprovados o valor de R$ 1 milhão.



O secretário Cassiano Marques informou que para este ano foram criadas novas regras, como a de distribuição dos recursos. Segundo ele, 42% dos repasses serão destinados aos projetos apresentados para Rio Branco e o restante será revertido para os projetos dos demais municípios. Também existe a possibilidade de apresentar projetos para a formação de escolinhas comunitárias de futebol para crianças de 7 a 14 anos.



O edital de chamamento de entidades associativas para a apresentação dos projetos comunitários esportivos do Comunidade Ativa também está disponível. Esse programa visa fortalecer as comunidades associativas por meio da prática de esportes, utilizando os espaços e equipamentos públicos e privados, ocupando de forma saudável o tempo livre das pessoas. Também serão distribuídos kits de materiais esportivos, confeccionados pelos detentos da Francisco de Oliveira Conde, por meio do Projeto Pintando a Liberdade.



“Esses programas vão chegar aos bairros, para que as crianças e jovens tenham alternativas educativas e de lazer”, observou Binho Marques.


Viviane Teixeira
Agência de Notícias do Acre