PCdoB goiano fará Encontro Estadual em abril 

Nos próximos dias 26 e 27 o PCdoB goiano realizará na Capital a sua reunião ampliada do Comitê Estadual e o Encontro Estadual. O objetivo é reunir os dirigentes municipais e pré-candidatos comunistas. O projeto eleitoral será o foco do debate político.

Camaradas Dirigentes de Comitês Municipais do PCdoB:


 


Espero que todos tenham recebido a Resolução da Comissão Política Estadual sobre a condução das alianças e coligações para as eleições de 5 de outubro, que reafirma as decisões da Conferência Estadual de outubro de 2007. Ela está publicada no Vermelho, é só clicar no mapa de Goiás.



Temos pela frente o desafio de eleger os candidatos do PCdoB, para vereadores, vice, e mesmo prefeito, onde reunirmos condições favoráveis. Esse é o objetivo primeiro do Partido Comunista em Goiás: eleger seus candidatos, fortalecer em número de filiados e em representatividade política o PCdoB em cada município.



Devemos analisar o quadro político, e avalio que há grandes possibilidades de, em conjunto, os partidos do campo de centro-esquerda ousarem iniciar o redesenho do mapa político de Goiás, se unindo para eleger prefeitos, vices e grandes bancadas de vereadores. Esse campo é constituído pelos partidos da base do Presidente Lula (PCdoB, PT, PMDB, PDT, PSB, PRB, PP, PTB, PR, PMN, PHS), e com esse conjunto de partidos devemos procurar nos coligar em cada município, conforme a decisão da nossa Conferência de 2007.



No último dia 15, em decisão histórica, o PT de Goiânia elegeu maioria de delegados favorável à coligação com o PMDB. Isso fortalece a estratégia aprovada pelo PCdoB, de constituir um bloco de centro-esquerda em Goiás, de lutar por uma nova configuração do poder político no Estado.



 Nunca é demais lembrar que em 2008 todos os partidos querem se fortalecer, se preparar para a disputa decisiva, a de 2010, em especial a eleição presidencial. Tucanos e demos (PSDB e DEM), que integram a nova direita no Brasil, aliados aos grandes meios de comunicação, combatem de todas as formas  o nosso Governo; atacam Lula a cada dia. O que querem? Querem enfraquecer e travar o governo; impedir que Lula possa eleger seu sucessor. Superdimensionam erros, querem fazer crer que o atual governo se afunda em atos de corrupção, o que não corresponde à verdade dos fatos.



Esses partidos de direita, de feição neoliberal, querem voltar ao poder, para novamente pôr o Brasil de joelhos perante os EUA, ferrar os servidores públicos, retomar as privatizações, as políticas antipovo, destruir os programas sociais de amparo aos mais humildes, como o Bolsa Família, o PRONAF, Luz para Todos, o aumento anual do salário mínimo acima da inflação, a abertura de mais vagas gratuitas nas Universidades e CEFETs.



Por tudo isso, PSDB e DEM são considerados nossos adversários estratégicos e devem merecer o combate dos comunistas e outras forças progressistas, para que não saiam fortalecidos nessas eleições municipais.



Ao debatermos o rumo político a ser seguido em cada cidade, devemos sempre pensar no dia de amanhã, e refletir sobre as seguintes questões:



 – Em 2010, de que lado estará o prefeito que vamos ajudar a eleger?



– Ele apóia as reformas democráticas, com o conteúdo apresentado pelos partidos de esquerda      (tributária, política, agrária, urbana, educacional e democratização da mídia)?



– Em 2010, ele se alinhará com as nossas forças, que lutarão pela continuidade das mudanças que a era Lula trouxe?



– Ou estará ao lado de um candidato neoliberal, do campo da direita, do PSDB ou do DEM?



Penso que se projetarmos os resultados eleitorais de 2008 para um futuro próximo – 2010 -, poderemos encontrar as respostas mais adequadas para nos definirmos nesse momento.



São essas as reflexões que compartilho no momento com os camaradas dirigentes, quando cada Comitê Municipal está em pleno trabalho político, preparando o lançamento dos nossos candidatos e as coligações que deverão ser aprovadas na Convenção Eleitoral (de 10 a 30 de junho).



Em abril, realizaremos uma reunião do Comitê Estadual. É fundamental que todos os Comitês Municipais enviem à direção estadual, até final de março, as informações completas sobre a situação política municipal: com quais partidos se pretende coligar, quem serão os candidatos a prefeito e vice, quais serão os nossos candidatos a vereador, etc.


 


Sempre à disposição, bom trabalho e boa luta a todos/as.


 


Goiânia, 17 de março de 2008


 



Luiz Carlos Orro


– Presidente Estadual do PCdoB


 


OBS: Meu celular é 9976-5388. No PCdoB :  3225-6539  No serviço: 3524-5023 ou 5026.