Unegro destaca-se na luta por igualdade racial

Realizou-se na última sexta-feira, 11 de abril, a I Plenária Preparatória do I Congresso Estadual da UNEGRO/Ce, que contou além da militância, com a presença de Jerônimo Silva Jr. da direção nacional da entidade e Maria de Sousa Pereira, representando a D

Na ocasião, destacou-se a importância da eleição da nova diretoria e da adequação das diretrizes, a fim de acompanhar as novas demandas da entidade, que teve um significativo crescimento desde de sua criação, em Fortaleza, principalmente no interior, onde ganhou representação em seis municípios, Sobral, Juazeiro, Crato, Crateús, Aquiraz e Baturite e assim propiciar um real e grande salto de qualidade na sua ação mobilizadora no estado.


 


Também foi discutida a participação da UNEGRO/Ce no Congresso Nacional de Negras e negros do Brasil, CONNEB, que está previsto para maio de 2009, onde serão discutidas questões fundamentais sobre a problemática do racismo, no Brasil, e as estratégias para combatê-lo.


 


No dia seguinte (12/04), ocorreu a I Plenária de 2008 do Fórum Estadual de Entidades Negras do Ceará, FEENECE, onde Jerônimo Silva Jr. expôs sobre o processo e a importância da participação do Ceará no CONNEB. Nesta plenária se comemorou 1 ano da realização contínua, regular e unificada do FEENECE, onde a participação mobilizadora da UNEGRO tem sido destacadamente protagonista e o Fórum tem obtido significativos avanços na luta contra o Racismo e qualquer outro tipo de intolerância e preconceito, fruto de sua ação. Como exemplo, pode ser citado o fato de Fortaleza estar na iminência de ter na sua estrutura de governo, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Inclusão Racial, COPPIR.


 


Contrariando um antigo discurso das elites Cearenses de que “no Ceará não tem negros”, a UNEGRO, participando ativamente, de forma protagonista, da liderança do movimento negro no Ceará, vem cumprindo um importante papel na promoção desta discussão no estado, na elaboração de propostas de como enfrentar o problema e principalmente na articulação e mobilização para esta luta.


 


 


 


Fonte: Unegro/Ce