Uma declaração de amor à cidade

Um mês inteiro de atividades tem seu clímax domingo, com show do Rei Roberto Carlos.

Fortaleza faz 282 anos e o presente de aniversário é uma inesquecível e grandiosa declaração de amor à cidade. Um mês inteiro de atividades tem seu clímax domingo, dia 13, quando sobe ao palco, a partir das 20h, no aterro da Praia de Iracema, o cantor e compositor Roberto Carlos. O Rei faz show à beira mar, aberto ao grande público, em dia propício, um domingo, quando vigora a Tarifa Social e os preços das passagens de ônibus caem para R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia).


 


A festa “Fortaleza: Como é grande o meu amor por você” promete atrair uma multidão de todas as idades e diversos bairros à orla marítima, repetindo o sucesso de outros eventos comemorativos promovidos pela Prefeitura, como o Réveillon. Numa ode ao amor e à fé, Roberto Carlos presenteia Fortaleza com alguns de seus clássicos, de “Detalhes” a “Emoções”, passando por “Como é grande o meu amor por você”. Que a cidade já se sinta lisonjeada. O Rei só havia feito um show do tipo uma única vez, na praia de Copacabana, justo no aniversário do Rio de Janeiro. Portanto, é um momento extraordinário em sua carreira.


 


A Prefeitura de Fortaleza mobiliza-se como um todo para garantir a festa de todos aqueles que vão celebrar juntos nossa cidade. Confira os detalhes abaixo:


 


Segurança – A segurança da população será garantida com contingentes da Guarda Municipal e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). Um efetivo composto por 300 guardas municipais permanecerá na Praia de Iracema, no trecho compreendido entre as ruas Ildefonso Albano e Rui Barbosa. As equipes permanecerão na área das 16h30min até meia-noite.


 


Além da Guarda Municipal, estarão no local 326 policiais militares com viaturas, cavalaria, efetivo a pé e Ronda do Quarteirão. O Corpo de Bombeiros Militar participará com 30 homens e manterá à disposição, duas viaturas e um veículo de grande porte, de 17h30min às 23h30min; a Polícia Civil destacará 11 policiais, a partir das 18h. No evento ficará ainda um delegado e um escrivão de plantão para o registro dos boletins de ocorrências e todos os flagrantes serão dirigidos ao 2º Distrito.


 


Outras providências adotadas são as instalações de 15 torres de observação. Uma delas é a do Pelotão de Salvamento Aquático, já localizada na Praia de Iracema, e as demais são provisórias com altura de 1,20m disponibilizadas a 10 metros de distância, cada uma, que irão favorecer a visualização dos guardas municipais e policiais militares. O sistema de segurança será reforçado com 32 câmeras de videomonitoramento, sendo 16 na entrada e as outras no eixo da areia, incluindo uma câmera Demo com raio de alcance e aproximação de 500 metros e giro de 360º. As gravações serão feitas a partir de 14 horas de domingo, até as cinco da manhã de segunda-feira.


 


Limpeza – Funcionários da Secretaria Executiva Regional (SER) II e da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) cuidarão do ordenamento dos ambulantes e da limpeza de toda a área da festa. Serão disponibilizados 125 garis que trabalharão não só no aterro, mas em toda a extensão da Beira Mar. A execução dos serviços será feita no dia do show, das 16h às 22h45, e no dia seguinte ao evento, a partir das 7h.


 


Nos locais serão disponibilizados 40 lixeiras de concreto e seis contêineres. Três estarão localizados nas proximidades do restaurante Tia Nair e outros três nas proximidades da Av. Monsenhor Bruno com Historiador Raimundo Girão.


 


Trânsito e Iluminação – A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) será responsável pelo ordenamento do trânsito e pela iluminação no local. Ao todo, 70 agentes apoiados por 12 viaturas e 12 motocicletas executarão a operarão de trânsito no entorno do aterro. Já a partir das 13h30min, agentes estarão trabalhando ao longo da Historiador Raimundo Girão para impedir o estacionamento de veículos na via. Às 15h, os agentes iniciarão a interdição total da Historiador Raimundo Girão para o fluxo de veículos, no trecho compreendido entre a rua Ildefonso Albano e avenida Barão de Studart. A Avenida Monsenhor Tabosa concentrará os pontos de táxis e a Rui Barbosa ficará destinada à entrada e saída dos veículos de emergência.


 


Na avenida Historiador Raimundo Girao serão instalados 69 projetores de 400 watts de potência. As vias que dão acesso ao aterro também serão contempladas com outros 87 projetores de 400 watts, como é o caso das ruas Carlos Vasconcelos, Virgilio Vasconcelos, Barbosa de Lima, Barão de Aracati, Torquato Aguiar, Ildefonso Albano, Antonele Bezerra, Antônio Lima e as avenidas Historiador Raimundo Girão, Rui Barbosa e Monsenhor Tabosa. Ao todo serão instalados 156 projetores.


 


Transporte – Para garantir a ida e volta dos participantes da festa, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 65 ônibus extras à frota de domingo, dia de Tarifa Social, que ficarão distribuídos entre os sete Terminais de Integração. Além da frota extra, a equipe Etufor também será reforçada. Ao todo, 45 agentes a mais estarão contribuindo com o embarque e desembarque de passageiros, tanto nos terminais quanto no local da festa. A operação geral de transporte tem início às 8h.


 


Na ida para a festa, após a interdição de algumas vias pela AMC, o ponto final das linhas estará localizado na avenida Abolição, próximo ao antigo prédio da Pizza Hut. O retorno dos ônibus, após o final do show, será no mesmo local. Além disso, a Tarifa Social deste domingo foi ampliada até às 3h de segunda-feira.


 


Serviços de Urgência – Uma das principais preocupações da Prefeitura de Fortaleza é garantir o socorro rápido e qualificado a possíveis ocorrências relacionadas à saúde dos presentes. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Fortaleza), destacou duas ambulâncias e um carro de intervenção rápida para o evento. Das duas ambulâncias, a Unidade de Suporte Avançado – ou UTI móvel – é responsável pelo atendimento de casos mais graves. Já a Unidade de Suporte Básico também atua em casos urgentes, mas sem risco de vida. O carro de intervenção rápida fica à disposição para conduzir equipe e material de UTI para a Unidade de Suporte Básico, possibilitando a sua transformação em uma UTI móvel. No total, nove profissionais do SAMU estarão à disposição das ocorrências do evento: dois médicos, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem e três motoristas. 


 


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza