Cartunista mato-grossense lança livro balanço: “No Bico, Sem Pena!”

O cartunista Brás Rubson acaba de fazer um forte resumo de sua produção, tratá-se do livro “No Bico, Sem Pena! Brás, 15 anos de charges”, que será lançado no dia 15 de abril, no SESC Arsenal. O livro é uma coletânea de charges publicadas pelo autor nos jo

São Charges executadas no fervor das lutas sociais, até porque o autor sempre se dividiu entre a atuação como cartunista e a militância política. Brás é dirigente estadual do PC do B. Autoditada, Brás desenha desde criança, mas também cursou parcialmente Belas Artes na UFMG e Comunicação Social, na UFMT. Foi coordenador de Comunicação em Saúde da Funasa (MT) e secretário de Comunicação da Prefeitura de Barra do Garças.


No livro, seu trabalho está dividido em cinco temáticas: Poder, Moeda, Natureza, Vivências, Ilustrações e Caricaturas. Em Poder ele “persegue” as ações nem sempre recomendadas dos políticos e autoridades públicas. Em Natureza, suas charges representam uma forte denúncia das devastações rotineiramente praticadas contra o meio ambiente, ressalta a atual situação do rio Cuiabá, através de seu personagem Pintado Letrado, e o sofrimento do Pantanal com a poluição e o descaso.


O livro ainda traz algumas ilustrações inéditas, exemplos do atual trabalho desenvolvido com entusiasmo pelo autor. “Fazer charge tem sua emoção, é aquela coisa de sacar o que está mais quente naquela hora. Mas chega um momento em que a gente também quer fazer algo mais amplo, com mais detalhes, e a ilustração digital pra mim tem sido um meio de forte expressão”, comenta Brás Rubson. Um livro com essas características reforça a diversidade na produção cultural em Mato Grosso. Muito jornalismo e muita arte, estes são os caminhos perseguidos pelo autor, e sua dedicação resultou em uma obra singular que dá gosto de ver. Confira algumas charges do livro no blog: nobicosempenablogspot.com.


 


No Bico, Sem Pena! Brás, 15 anos de charges


Data do Lançamento: 15 de abril de 2008.


Horário: às 18 horas


Local: Choperia do SESC Arsenal – Cuiabá/MT