Perpétua defende uso religioso da Ayahuasca

 A deputada federal Perpétua Almeida (PcdoB-Ac), reuniu-se com diretor da Anvisa para apressar entendimento para atender entidades que utilizam o chá no contexto religioso.











O assessor parlamentar Paulo de Tarso, Edson Lodi, Perpétua e Agnelo no encontro que ocorreu em Brasília, nesta terça-feira (25), na sede da Anvisa.
 

Em audiência com o Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agnelo Queiroz, a Deputada Perpétua Almeida apresentou algumas ações que o Grupo de Trabalho do Conselho Nacional Antidrogas tem encaminhado junto à Anvisa.
O Grupo de Trabalho, formado por representantes de entidades que bebem o chá ayahuasca (daime) em ritual religioso, teve sua origem num encontro que aconteceu no início de 2007 no Estado do Acre, promovido pela Secretaria de Segurança Institucional da Presidência da República.
Com a presença do senhor Edson Lodi, membro do Grupo de Trabalho, a conversa afunilou para um entendimento que possa atender a todas as entidades que utilizam o chá no contexto religioso, seguindo os critérios publicados em um relatório divulgado pelo Conad.
“As entidades e centros religiosos que têm ritual próprio, tanto na preparação, armazenamento e transporte do chá, demonstram interesse em construir entendimento junto às autoridades sanitárias. A Anvisa pode auxiliar considerando as pecularidades de cada uma e construindo um canal de conversação com as mesmas.”, afirmou Perpétua Almeida.
Agnelo Queiroz, que responde pela diretoria de vigilância do órgão, deixou claro que todas as decisões a serem tomadas pelo órgão serão subsidiadas pelo entendimento com as entidades religiosas.