Perpétua defende programa bolsa geladeira

 O Programa beneficia diretamente mais de 20 mil famílias no Acre.


 


Beficiários já são atendidos pela eletrificação rural em PAD´s e seringais.Deputada vê méritos econômicos e sociais em programa anunciado por Lula e que vai financiar eletrodoméstico novo














Deputada perpétua Almeida com produtores durante inauguração de etapa do programa de eletrificação rural.


 


 


Perto de 20 mil famílias de pequenos agricultores do Acre seriam beneficiadas, hoje, com a troca de geladeiras velhas por novas se já estivesse em operação o programa especial de financiamento público do eletrodoméstico, anunciado dias atrás pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. A deputada Perpétua Almeida, em pronunciamento ontem na Câmara Federal, ressaltou os méritos econômicos, ambientais e sociais do projeto.
“Cada geladeira trocada equivale a duas árvores a menos plantadas, o que minimizaria o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera pelos aparelhos velhos. Além disso, a quantidade de energia consumida por comunidades pobres seria 50% menor”, justificou a deputada, que se valeu de um estudo feito pela Seção de Meio Ambiente do o site www.terra.com.br.
O quantitativo de famílias pobres que seriam beneficiadas no país ainda está sendo levantado pela Casa Civil da Presidência. No Acre, a parcela de famílias contempladas baseia-se no número de pequenos agricultores atendidos nos assentamentos e seringais pelas duas fases do Programa Luz Pra Todos. Os fazendeiros e pecuaristas não entram neste cálculo.
“Prevemos a instalação de energia convencional em outros 10 mil domicílios rurais até o segundo semestre de 2009”, informou a coordenadora do LPT no Acre, Nadma Kurant.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Acre, Aurélio Silva Cruz, disse que “a instituição, 100% pública, já criou operações de crédito com juros baixos voltados á oferta de cidadania aos segmentos mais pobres do Brasil”. Para ele, “A CEF está preparada para dar início ao atendimento”.
Perpétua Almeida, que é filha de seringueiros e natural de Porto Valter, no Vale do Juruá, conclamou o Congresso Nacional a apoiar e cobrar a efetiva implantação do programa. A deputada solicitou informações detalhadas sobre a amplitude e critérios de financiamento que o governo adotará, bem como o perfil de famílias que poderão se credenciar ao programa. A solicitação foi feita em expediente encaminhado à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.