Secretaria de Educação de Sobral abre ''Olhares – O ofício de educar'' 2008

A Secretária Adjunta da Educação, Ana Rosa Parente, e o Diretor da Escola de Formação Permanente do Magistério, Joan Edessom de Oliveira, abriram nessa quinta-feira, 27 de março, a programação do Olhares – O ofício de educar para o ano de 2008.

O Olhares é um dos eixos da política de formação de professores da rede pública municipal de Sobral, executada pela Escola de Formação. Com diversas linhas de ação, como encontros com escritores, sessões de cinema, passeios histórico-culturais e oficinas pedagógicas, o Olhares ganha cada vez mais a simpatia dos professores, que enxergam na ação uma política de valorização do magistério, e vai aos poucos se firmando no município como uma atividade importante para a qual acorrem professores de outras redes, estudantes universitários, intelectuais e artistas de Sobral.


 


O evento de ontem, um Mestres do Ofício, que recebe profissionais destacados na sua área, aconteceu no Centro de Convenções, das 19 às 21:30, e trouxe a Sobral um dos mais respeitados repentistas do nordeste, decano da cantoria de viola, o cearense de Cedro, Geraldo Amâncio Pereira. Geraldo é cantador de viola há quarenta e cinco anos, tem discos gravados, livros publicados, um sem fim de folhetos e romances, e apresenta há 15 um anos um programa de televisão voltado para a cantoria. Geraldo Amâncio já participou de inúmeros eventos dentro e fora do Brasil. Ministrou oficina de viola na Universidade de Coimbra e está de partida para o X Encontro Internacional de Trovadores, que acontecerá na próxima semana na Espanha.


 



Durante mais de duas horas Geraldo Amâncio apresentou a cantoria para uma atenta e bem disposta platéia. Bem humorado, falou sobre a cantoria, suas origens, sobre grandes repentistas, sobre os gêneros da cantoria, contou anedotas envolvendo violeiros, falou sobre sua vida e recitou muito, versos seus e de repentistas famosos do nordeste.


 



Entremeando a conversa de Geraldo, dois jovens violeiros, Tião Simpatia e Gonzaga da Viola, animaram os participantes cantando e apresentando diversos gêneros da cantoria, da sextilha ao coqueiro da Bahia.


 



Geraldo Amâncio encerrou sua palestra ao modo tradicional das cantorias, ''fechando'' a noite com um coqueiro da Bahia, cantado com Tião Simpatia, aplaudidos de pé, ao final, pelos cerca de trezentos participantes.