Famílias removidas para o Conjunto Bárbara de Alencar I

“É uma bênção essa casa que eu recebi. Sofri muito com as chuvas, perdi minhas coisas. Há nove anos, esperava para ser beneficiada, e, só agora, graças a Deus e à prefeita Luizianne, posso dizer que tenho meu cantinho para morar”.

O depoimento emocionado é da aposentada Luzimar Ferreira dos Santos, 67 anos. Pela primeira vez, ela, o marido e a filha estão abrigados em teto próprio do conjunto Bárbara de Alencar I, Pici, o qual abrigará outras 103 famílias a partir da próxima sexta-feira (28). O habitacional é mais uma obra concluída pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor.


 


 


Até as 12h de 25/03, foram removidas 15 famílias para o habitacional. A remoção está sendo realizada pela Habitafor, por meio do apoio da Defesa Civil do município e da Secretaria Executiva Regional III. Os beneficiados são das comunidades do Buraco da Velha e Pici, de abrigos solidários e demandas espontâneas. Parte deles é demandada pelo Orçamento Participativo – OP.


 


 


O conjunto Bárbara de Alencar I, que beneficiará cerca de 520 pessoas, contou com investimentos da ordem de R$1, 58 milhões, provenientes de operações coletivas/ Secretaria do Patrimônio da União – SPU do Ministério do Planejamento, e teve suas obras iniciadas no começo do mês de julho de 2007. Os apartamentos com dois quartos contam com 38m² e os com três têm medição referente a 42 m². Além disso, todos possuem sala, cozinha, área de serviço e banheiro.


 


 


Mesmo após a remoção, a Habitafor continua a acompanhar as famílias através de atividades para dar orientações, por exemplo, sobre convivência com os vizinhos, cuidado com as casas, preservação e meio ambiente. Além disso, as famílias são encaminhadas para equipamentos sociais da região, a exemplo de escolas, creches e postos de saúde, bem como incluídas em cadastros de programas sociais.


 


 


 


Fonte: Habitafor