Praça de Stª. Tereza recebe manifestação do Movimento Redemoinho

Na próxima quinta-feira (27), Dia do Teatro e Dia Internacional do Circo, a Praça de Santa Tereza será tomada por artistas. Eles participarão do Redemoinho – Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral. O ato público in

O Redemoinho (Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral) realiza na próxima quinta-feira (27), o Dia do Teatro e Dia Internacional do Circo, um ato público nacional reivindicando políticas públicas de Estado para a arte brasileira.


 


Em Belo Horizonte, a mobilização recebe o nome de “Bobeou, Dançou! – o teatro brasileiro em movimento” e acontece na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, a partir das 18h. O evento vai contar com a presença de representantes da classe teatral mineira e agentes culturais.


 


Fomento à arte
O objetivo do Redemoinho é apresentar para artistas e autoridades uma proposta de Programa de Fomento ao Teatro Brasileiro e será feita a leitura da ''Carta de Porto Alegre'', manifesto produzido no IV Encontro do Redemoinho, realizado em dezembro de 2007. Também serão realizadas intervenções cênicas e performances circenses.


 


Com esta manifestação, o movimento procura destacar a necessidade de uma política pública e de continuidade, que garanta a circulação, a manutenção, a pesquisa e a criação teatral no Brasil.


 


A mobilização acontecerá simultaneamente em Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Ipatinga, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Uberlândia.


 


Na capital mineira, a manifestação tem a co-realização do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated); do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc/MG), do Movimento Teatro de Grupo (MTG), da Rede de Apoio ao do Circo Itinerante e da Rede de Teatro de Rua de Belo Horizonte.


 


 


Fonte: Overmundo