PCdoB/AP realiza curso de formação

A direção estadual do Partido Comunista do Brasil no Amapá realizou neste fim de semana, 15 e 16 de março no município de Porto Grande, curso de formação para a massificação do Curso Básico em Vídeo –CBV.

O curso contou com a participação de Adalberto Monteiro, secretário nacional de formação do PCdoB, que ministrou aula sobre a nova luta pelo socialismo no século XXI. Adalberto fez uma analise critica da experiência de construção do socialismo na extinta União Soviética, apontando seus principais avanços e fazendo ressalvas aos motivos que levaram ao fim da experiência naquele país.


 


 


 


Adalberto também apresentou o primeiro módulo do CBV para os 40 alunos membros de direções municipais de cinco municípios (Macapá, Santana, Laranjal do Jarí, Porto Grande e Pedra Branca) e militantes do partido, na sua maioria trabalhadores de empresas que estão instaladas na região. Porto Grande é um município que a décadas sofre com a exploração vegetal, antes com o pinho e o hoje com o eucalipto, e o PCdoB tem muitos filiados que trabalham nas empresas que atuam na exploração da celulose.


 


 


 


Para Márcia Clemente, secretária estadual de formação, a realização do curso cumpriu papel importante em três aspectos, o primeiro é que o curso cumpriu o objetivo de ampliar a quantidade de multiplicadores do CBV, o segundo foi a participação de diversificada de militantes de várias categorias (sindicalistas, juventude, mulheres) e dirigentes de cinco comitês municipais, e o terceiro é que a realização dos cursos em períodos que antecedem as eleições é sempre muito importante porque enriquece o discurso da militância para o embate eleitoral


 


 


 


Na avaliação de Luiz Pingarilho, presidente do comitê estadual, a realização de cursos de formação será prioridade para a direção. “É extremamente importante investir na formação dos militantes do partido, mais ainda, hoje estamos organizados em quinze dos dezesseis municípios do estado do Amapá e a grande parte destes camaradas que assumiram o compromisso de organizar o partido de Oiapoque ao Laranjal do Jarí, na sua maioria nunca fizeram um curso do partido, precisamos fazer nossa parte, este é o compromisso da direção do partido, levar formação a todos os cantos do Amapá”, diz Pingarilho.


 


 


 


Nos próximos meses outros municípios sediarão a realização de cursos como o que aconteceu este fim de semana. A ultima reunião ordinária do comitê estadual aprovou em seu planejamento um calendário de cursos que se estenderá a todos os municípios do estado.



 


 


De Macapá
Alan Sales