Conferência Estadual de Meio Ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, abre a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente nesta terça-feira, 17, às 9horas, no Horto Florestal de Rio Branco. As mudanças climáticas guiarão os debates

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, abre a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente nesta terça-feira, 17, às 9horas, no Horto Florestal de Rio Branco. As mudanças climáticas guiarão os debates da conferência que traz, nesta edição organizada pelo Governo Federal, por intermédio do Ibama;  do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Associação dos Municípios do Acre (Amac) debate ''Mudança Climática''.

O assunto é tema de palestra do Dr. Irving Foster Brown, da Universidade Federal do Acre/Centro de Pesquisa Woods Hole. A Prefeitura de Rio Branco é parceira do evento. ''A palavra-chave é compromisso mas compromisso de todos'', disse Eufran Amaral, secretário de Meio Ambiente, ao relacionar o envolvimento de todos os segmentos para o enfrentamento do aquecimento global.


Na abertura, os participantes debaterão o regimento interno. Em seguida, serão distribuídos em dez grupos de trabalho que discutirão eixos específicos das mudanças climáticas: 1)mitigação; 2)adaptação; 3)pesquisa e desenvolvimento ecológico; e 4)educação ambiental.

O horto foi escolhido por ser um espaço verde, de valorização do ambiente. O eixo 4, de educação ambiental,  marcará o lançamento do Plano Estadual de Educação Ambiental Escolar, coordenador pela Secretaria de Estado de Educação. Durante a conferência será lançado o jornal Notícias do Meio Ambiente, que traz a palavra do superintendente regional do Ibama, Anselmo Forneck, representando o Ministério do Meio Ambiente; do governador Binho Marques e de Eufran Amaral.

O jornal (clique aqui para ler o jornal Notícias do Meio Ambiente ) lembra que as conferências realizadas em todos os 22 municípios acreanos permitiu que as Prefeituras pudessem formular e apresentar  propostas de políticas públicas, na busca de alternativas para garantir a preservação e conservação do meio ambiente.

''Assim, as discussões e recomendações de cada município irão servir de referência para o planejamento ambiental do lugar. Irão contribuir, também, para a política ambiental do Acre e vão ser discutidas e inseridas nas políticas de âmbito federal. Eis aqui a contribuição de cada município na construção do Acre do futuro, aquele legados aos filhos da terra, onde um desenvolvimento sustentável de fato é realidade, deste povo que ainda luta às margens destes rios e na sombra desta floresta'', diz o Notícias do Meio Ambiente.

Governo Federal, Estadual e segmentos sociais, especialmente os municípios representados pela Amac, firmarão o Pacto do Clima, conjunto de propostas que devem nortear as ações de enfrentamento às mudanças climáticas.


Fonte:Agência de notícias do Acre