Corpo do vereador Paulo Rogério (PCdoB) será enterrado neste domingo

Depois de emocionantes homenagens durante o sábado, o corpo do vereador Paulo Rogério (PCdoB) será enterrado neste domingo (16), às 11 horas, no cemitério da Glória, em Juiz de Fora. O prefeito Alberto Bejani (PTB) decretou luto oficial por três dias.&

Paulo Rogério morreu em acidente de carro na BR-040, por volta de 8 horas deste sábado. Ele viajava de Juiz de Fora para Belo Horizonte para participar do 3º Seminário Eleitoral do PCdoB Minas.


 


Chovia no local, um viaduto da rodovia que passa sobre ruas e avenidas de Santos Dumont. Segundo o motorista da ambulância, Tony Valério, que chegou primeiro ao local, o vereador morreu na hora. Ele estava sozinho no carro.


 


Durante o sábado, na entrada da Câmara Municipal, onde seria velado, muita gente aguardava a chegada do corpo. Eleitores, amigos, parentes e políticos. Várias coroas de flores foram enviadas como última homenagem. O caixão chegou por volta das 16h30 de sábado.


 


Chegada


Carregado por vereadores e populares, foi levado para o plenário do Legislativo. À pedido da família, o início do velório foi reservado aos parentes, amigos e colegas de plenário. No início da noite o velório foi aberto à visitação pública.


 


 


O prefeito Alberto Bejani e o presidente da Câmara, Vicente Oliveira, lamentaram a perda do vereador.A bandeira da cidade foi colocada à meio-mastro, em sinal de luto. A deputada Jô Moraes viajou de Belo Horizonte para Juiz de Fora e relatou por telefone que o clima de emoção tomou conta da cidade, principalmente dos militantes do PCdoB.


 


 


Seminário


Os militantes comunistas souberam da notícia minutos antes de iniciar o Seminário.


Coube ao secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, também juiz-forano, contar um pouco da biografia do vereador. Paulo Rogério estava em seu terceiro mandato, sempre eleito com expressivas votações. Segundo Ribeiro, foi uma perda irreparável para o PCdoB em Minas, pois Paulo estava entre os quadros mais experientes, mais populares e mais aguerridos.


 


 


Outro que falou da trajetória de Paulo Rogério foi o mais antigo militante do PCdoB de Minas, Weliton Souza, diretor da Fitte (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino). Foi ele que filiou Paulo em 1982, na época professor de matemática em Juiz de Fora.


 


 


Segundo Weliton, Paulo Rogério aderiu ao PCdoB através da luta classista e foi destacado dirigente sindical, sendo por três vezes presidente do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora e diretor da Fitee. Foi um dos fundadores da Contee, fazendo parte da sua primeira diretoria. Weliton conta que as principais características que Paulo tinha era a coragem para enfrentar qualquer embate e o seu senso de justiça.


 


 


Paulo Rogério completou 54 anos na terça-feira (11). Foi autor de várias leis nas áreas de inclusão social, saúde, educação e direitos humanos, entre elas a lei rosa, contra a discriminação de homossexuais. O vereador João de Deus, do PMDB, assume sua vaga na Câmara.