Juventude mineira se reúne em conferência na sexta-feira

Minas Gerais será palco de um dos maiores debates já protagonizados pela juventude. A partir desta sexta-feira (14), 800 jovens e representantes do poder público, eleitos nas etapas preparatórias municipais e regionais, se reunirão na 1ª Conferência de Po

Promovida pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, a conferência terá início às 19 horas no Sesc Venda Nova (rua Maria Borboleta s/nº) e término no domingo (16).


 


A Conferência tem por objetivo assegurar a participação do jovem na formulação e no controle das políticas públicas voltada para o segmento e elaborar diretrizes a serem encaminhadas aos entes federativos diretrizes para subsidiar a elaboração de ações voltadas ao público com idade entre 15 e 29 anos. Também é objetivo do evento incentivar a associação de municípios e sociedade civil em torno de planos e metas comuns para a população.


 


Na avaliação do coordenador Especial da Juventude, Roberto Tross, a Conferência é o local ideal para o jovem demonstrar que tem voz e poder de decisão. “Só há uma forma para darmos poder aos jovens, que é a ampliação significativa dos mecanismos de inclusão: a inclusão no mercado de trabalho, numa vida sem drogas, saudável e de forte formação cultural. Isso se faz fundamentalmente através de políticas públicas para a juventude e a conferência é o instrumento legítimo para essa construção”, explicou o coordenador.


 


UEE e UCMG


O presidente da União Estadual dos Estudantes, Diogo Santos, acredita que este é o momento de solidificar a juventude como protagonista das mudanças sociais e do desenvolvimento por qual o país vem passando. “É a oportunidade de conhecermos a amplitude das opiniões das diversas juventudes e sintetizar propostas que avancem na construção das Políticas Públicas no país”, disse.


 


O presidente da União Colegial de Minas Gerais, Flávio “Panetone”, diz que o processo de construção da Conferência Nacional exige total mobilização dos jovens mineiros, que sempre tiveram protagonismo nas lutas estudantis. Ele conta que nas últimas semanas a entidade tem marcado a realização de conferências livre nas principais escolas da região metropolitana. “Vamos levar a nossa opinião. Mas queremos debater temas gerais de interesse da juventude. O objetivo é construir consensos”, explicou.


 


Eixos temáticos


Durante a conferência, serão trabalhados 10 eixos temáticos relacionados à educação, esporte, política participativa, emprego, direitos e discriminação, drogas, sexualidade, juventude rural, mídia e novos sistemas de informação. Após esse processo, serão votadas 21 propostas e eleitos 100 delegados à etapa nacional, que acontecerá 27 a 30 de abril, em Brasília.


 


 


Da Redação