Sem categoria

FHC X Lula: CPI dos cartões disputa início das investigações

O ministro-chefe da Controladoria Geral da República, Jorge Hage, deve ser a primeira autoridade convocada a depor na CPI mista dos Cartões Corporativos.  A comissão será instalada às 11h desta terça-feira (11). O início das investigações abre a&n

A base aliada terá o controle do plenário. Dos 24 membros da CPMI, indicou 15 representantes entre senadores e deputados ligados ao governo.



O relator quer iniciar a apuração de irregularidades a partir de 1998, época das contas tipo “B”,  na gestão do ex-presidente FHC. A presidente, ao contrário, quer começar pelas denúncias referentes ao governo Lula.
 


Serrano disse que proporá um cronograma de trabalho que priorize as denúncias conhecidas e mais recentes. O relator acha que a análise das contas do tipo “B” será mais importante que os gastos com cartões corporativos, que representam apenas 14% das despesas.



As contas “B” são abertas pelas repartições públicas em nome de funcionários para despesas emergenciais. O relator as considera “uma caixa preta” e a prova de fogo da oposição sobre os rumos da investigação.



Até 2002, o governo FHC trabalhava exclusivamente com contas do tipo “B”. Daí a importância da presidência da comissão, obtida pela oposição em disputa com o PT, a qual cabe hierarquizar e submeter a voto os requerimentos apresentados. O governo Lula ampliou substancialmente os gastos pagos com cartões emitidos pelo Banco do Brasil, mas manteve também as despesas por meio das contas “B”.



De Brasília


Márcia Xavier
Com agências