Eliana Gomes – Mulher, cidade e espaços de poder

Somos muitas mulheres. Somos dezenas, milhares, milhões. Somos as não se abatem, que não baixam a cabeça e que sempre conseguem dar a volta por cima dos desafios que a desigualdade apresenta. Sabemos valorizar as marcas do tempo, pois conseguimos contar n

Lutamos pela conquista e garantia de direitos sobre o nosso corpo, buscamos autonomia financeira, acesso à educação, à saúde universal, à moradia decente, à aposentadoria, ao trabalho com jornada digna. Lutamos para ter uma vida livre de todas as formas de desigualdade, preconceito e violência. Somos mulheres, trabalhadoras, mães, donas de casa, parlamentares e militantes que lutam, que amam, que choram, que riem, que se divertem, capazes de ocupar todo e qualquer espaço, dentro ou fora de casa.


 


Viver nas cidades é um desafio diário para homens e mulheres, mas não podemos deixar de vislumbrar que tal situação não se faz sem distinção. Na verdade, precisamos compreender que as mulheres são as mais prejudicadas pela tradição excludente de construir cidades de costas para elas, em especial para as negras e de baixa renda. As mulheres são as que mais acessam as cidades em suas multiplicidades econômicas, culturais, sociais e políticas.


 


A cidade não pode ser mera extensão do espaço privado das mulheres, ou um conjunto de bons serviços e equipamentos. É mais do que isso. É gozar do espaço público. É ter poder de decisão. É ter acesso à informação e ao conhecimento. É ocupar espaços de poder como forma de contribuir para a real emancipação de nossas mulheres.


 


Vivamos com toda a nossa força, nossas limitações, nossas fragilidades, enfrentando preconceitos e as mais diversas formas de violência. Vivamos fazendo o que tem que ser feito, sem nunca parar e ousando mudar, sabendo que o que fizemos servirá de herança para as que virão.


 



Eliana Gomes é vereadora de Fortaleza pelo PCdoB