Governo anuncia plano integrado de ações para a mulher

Um conjunto de ações nas áreas de saúde, segurança, educação profissional e geração de trabalho e renda foi lançado na manhã desta quinta-feira, 6, pelo governador Binho Marques. A solenidade, realizada no Memorial

Um conjunto de ações nas áreas de saúde, segurança, educação profissional e geração de trabalho e renda foi lançado na manhã desta quinta-feira, 6, pelo governador Binho Marques. A solenidade, realizada no Memorial dos Autonomistas, marca também o início das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e o lançamento, há um ano, de um plano de segurança para conter a violência contra a mulher.



Binho Marques enfatiza que as medidas servem como reflexão do trabalho que foi feito desde o ano passado e a preparação para o que será feito até o ano que vem. “O momento é de pacto para que possamos mudar a realidade que está aí. Este dia não é só de mera comemoração. Para nós, todas as secretarias são secretarias da mulher. Todos os dias devem ser dias dedicados à superação das desigualdades”, defende o governador. A articulação entre as secretarias para a composição do plano foi realizada pela Assessoria Especial da Mulher.  “Nós ajudamos a construir essas políticas públicas, estamos junto com o governo e não podemos falar em florestania sem garantir o direito das mulheres. O governo está de parabéns por construir esses planos de ação”, disse a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres Amine Carvalho Santana.



Saúde – Na área de saúde o foco de atuação do Plano de Saúde da Mulher será dirigido à prevenção de câncer de colo de útero e o acompanhamento pré-natal. O Acre tem hoje cobertura de 30% do Programa de Controle do Câncer (PCC). O secretário adjunto de Programas de Saúde, Thor Dantas, diz que a meta é atingir o índice de 50% em todo o Estado com o apoio dos Programas de Saúde da Família (PSFs). O objetivo do governo é ampliar o atendimento de consultas pré-natal. Será reforçado o fornecimento de kits do Programa de Controle do Câncer e de pré-natal. O governador Binho Marques anunciou o volume de investimentos na Maternidade Bárbara Heliodora. De R$ 1,6 milhão para R$ 3,7 milhões.





Segurança – A partir da construção do Pacto Nacional contra a Violência Contra a Mulher, o Acre desenvolveu ações de promoção de políticas públicas para reduzir os índices negativos registrados entre os anos de 2005 a 2007. A partir da segunda metade do ano passado os números começaram a cair. Houve queda de 40% nos casos de lesões contra as mulheres.




Educação Profissional/Geração de Emprego e Renda – O Programa Especial de Apoio à Mulher Empreendedora, visa apoiar e promover a mulher a empreendedora urbana e rural/florestal integrando e fortalecendo ações de educação, profissionalização, trabalho e geração de renda voltadas para mulheres chefes de família, organizadas em grupos de produção de baixa e baixíssima renda cadastradas no CadÚnico, cadastro único dos programas sociais do governo federal.


 


Agência de Notícias do Acre