Sem categoria

Venezuela recebe apoio da Opep em disputa contra a Exxon

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) emitiu nesta quarta-feira (5) um comunicado em apoio à Venezuela na sua disputa legal contra a norte-americana ExxonMobil, pedindo uma solução amigável que não resulte no congelamento que a companhi

“A Opep expressou seu apoio à Venezuela e sua companhia petrolífera estatal, no exercício de seus direitos de soberania sobre seus recursos naturais em concordância com as leis internacionais”, afirmou a organização em um comunicado depois de reunião em Viena. O cartel pediu uma resolução de tal disputa por meio de boa-fé e de negociações amigáveis, excluindo medidas de prejulgamento.



O comunicado é uma referência ao congelamento de US$ 12 bilhões em ativos da PDVSA em todo o mundo pedido pela ExxonMobil no início deste ano em um tribunal do Reino Unido – um movimento que limita a margem de manobra da estatal.



Na semana passada, o presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que a companhia norte-americana fracassará em seus intentos e atribuiu as ações da empresa a uma estratégia do governo dos EUA para enfraquecer seu governo e seu país.



“A ExxonMobil vai fracassar, como fracassou o império americano em sua agressão contra a Venezuela, vai fracassar”, declarou Chávez.



Da redação, com agências