BH: Pré-candidatos se reúnem com José Alencar em Brasília

Vice-presidente da República se encontrou com lideranças do PCdoB, PV e PMDB para discutir a sucessão na capital mineira. Representaram os comunistas a deputada federal Jô Moraes, pré-candidata em

Após se encontrarem com os ministros Hélio Costa e Patrus Ananias, o que a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) chama de ''Fórum dos Pré-candidatos à prefeitura de BH do campo do governo Lula'' voltou a se reunir nesta segunda-feira (3), desta vez com o Vice-Presidente da República, José Alencar. O encontro ocorreu em Brasília e teve as presenças do vice-prefeito da capital mineira, Ronaldo Vasconcellos (PV); dos deputados estaduais pelo PMDB, Gilberto Abramo e Vanderlei Miranda, e do deputado comunista Carlin Moura (pré-candidato em Contagem).


 


 


O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do Vice-presidente a discussão sobre o processo de sucessão na prefeitura de Belo Horizonte e apresentar a existência das outras candidaturas. Desde o anúncio de uma possível aliança entre PT e PSDB, conversas e movimentações entre as principais figuras de ambos os partidos têm ocorrido constantemente, muitas vezes, excluindo do debate a base aliada do prefeito Fernando Pimentel.


 


 


Carlin relatou ao Vermelho Minas que Alencar foi muito receptível e revelou ter ficado um pouco afastado das conversas sobre o quadro político em BH pelo fato de ter passado por problemas de saúde nos últimos meses. No entanto, ele disse já estar recuperado e pronto para ter presença maior neste debate. O Vice-presidente destacou ainda a importância do diálogo entre as forças políticas e, por isso, faz questão de ouvir as reivindicações de cada partido.


 


 


Segundo Jô Moraes, a conversa durou pouco mais de uma hora e Alencar disse que antes de opinar sobre o quadro político na capital mineira vai conversar com o seu partido, o PRB, e também dialogar com o presidente Lula, o PT e o ministro Patrus Ananias. ''Ele disse que pretende se atualizar de toda a conjuntura e se colocou a disposição para uma nova conversa'', explica.


 


Programa comum


Em uma reunião ocorrida no final de janeiro, a continuidade das obras e a disponibilidade dos recursos que estão sendo aplicados em Belo Horizonte foram defendidas pelos oito pré-candidatos a prefeito contrários a um possível acordo entre o PT e PSDB. Neste encontro, foi assinada a ''Declaração Conjunta dos Pré-Candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte''. Veja abaixo:


 


''Nós, pré-candidatos à Prefeitura temos clareza de que não basta ter boa relação com outras instâncias de governo. É preciso, sobretudo, um ambiente nacional favorável aos investimentos através do desenvolvimento com distribuição de renda. Por isso, assumimos o compromisso de:


 


1) Incorporar-se aos esforços dos representantes mineiros no Congresso, para que sejam mantidos todos os investimentos previstos nos planos de aceleração do crescimento em todas as áreas para as quais foram formulados;


 


2) Defender a imediata discussão e aprovação de uma reforma tributária justa que desonere quem trabalha e quem produz;


 


3) Garantir os recursos previstos para os programas sociais;


 


4) Debater a necessidade de retomada da queda das taxas de juros.


 


Eles concluem o documento assumindo o seguinte compromisso: ''Mantidas nossas pré-candidaturas a serem apreciadas pelos nossos partidos, realizarmos uma campanha eleitoral pautada na convivência respeitosa em relação a nossas possíveis diferenças em torno das propostas para a continuidade e aperfeiçoamento do projeto que está em curso há 16 anos em nossa cidade''.