Perpétua: câmara aprova comissão geral

Câmara aprova pedido de Perpétua Almeida para transformar a sessão solene do Dia Internacional da Mulher em uma comissão geral na qual a sociedade civil e seus representantes poderão se manifestar.


No dia 4 de março, em Brasília, a Câmara Federal irá oferecer momentos que podem se tornar históricos e inesquecíveis para a mulher brasileira. Já será o início das atividades comemorativas da semana que antecede o Dia Internacional da Mulher. A tradicional sessão solene dará lugar a uma concorrida comissão geral, na qual a sociedade civil e seus representantes legais poderão se manifestar, num debate que acaba de ser proposto pela deputada Perpétua Almeida.


Dentre outros temas, o legislativo resgatará a discussão sobre a participação política da mulher no poder. O assunto é prioridade nas frequentes reuniões da Bancada Feminina, da qual a parlamentar acreana é membro. O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) autorizou a instalação da comissão geral, que tratará, segundo definição dele próprio, de assuntos de interesse direto das mulheres e tidos como prioritários para o desenvolvimento sócio político do Brasil.
Perpétua fará questão de incluir nos debates assuntos que já se tornaram conquistas e outros que ainda permanecem travados por conta da discriminação de gênero. São eles: mais oportunidade ao mercado de trabalho, liberdade sexual, divórcio, chefia da família, o aborto, a pílula do dia seguinte, a vacina anti-HPV, a equidade de rendimentos com os homens em todas as profissões, além do acesso diferenciado ao crédito.


 “Todas estas vitórias nos faz refletir sobre os mais de cem anos de luta. Nós, mulheres e homens, devemos estar preparados para novas e grandes mudanças”, assinalou a deputada, muito otimista quanto ao resultado positivo do evento. Para ela, o cumprimento da Lei Maria da penha nos crimes de violência doméstica ainda é falho em todo o país.


Na próxima terça-feira, durante um café da manhã, no décimo andar da câmara, haverá uma coletiva à imprensa, com o objetivo de definir a programação. Na ocasião, serão apresentados os nomes das entidades que vão defender as reivindicações mais urgentes da mulher na comissão geral. “A mulher depende de boas soluções legislativas para conquistar mais espaço nos poderes estadual, municipal e federal. O tema é polêmico, a discussão é intensa e o momento de cobrarmos isso dos nossos legisladores é agora”, frisou.


Dentro da semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, as parlamentares devem também levar suas reivindicações ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na audiência, as parlamentares querem entregar um documento com propostas já deliberadas e que só dependem do apoio formal do presidente. “A audiência já foi solicitada e nós estamos confiantes de que o presidente Lula vai sim ouvir as representantes políticas das mulheres do nosso Brasil”, informou Perpétua.


                         De Brasília Assem Neto