Perpétua garante feira livre para agricultoras de Manoel Urbano

Trabalhadoras, agricultoras, que vivem abaixo da linha de pobreza, e sustentam as famílias com o que produzem em suas lavouras, terão espaço digno, em área coberta, para comercializar seus produtos


Historicamente, as mulheres agricultoras de Manuel Urbano enfrentam, dia após dia, uma desgastante rotina: caminham sob sol e chuva em ramais que circundam a cidade. A alternativa que lhes resta é oferecer seus produtos de porta em porta. Quando não, repousam suas bacias em calçadas, à beira de uma rua movimentada, na esperança de que um freguês passe por ali.


São, na grande maioria, trabalhadoras rurais e donas-de-casa aguerridas, que vivem abaixo da linha da pobreza e sustentam seus filhos com o que produzem em suas bem cuidadas lavouras – pimentinha de cheiro, hortaliças em geral, goma de tapioca e outros.


Este calvário chegará ao fim nos próximos meses, por que estas senhoras terão direito a um espaço digno, com banheiros, área coberta e box´s personalizados. O chamado Galpão para Feira Livre de Manuel Urbano será construído na subida do porto principal, situado no centro da cidade, numa área da prefeitura.


A construção será possível graças a uma emenda individual ao orçamento da União de 2007, no valor de R$ 200 mil, apresentada pela deputada Perpétua Almeida. Os recursos já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal (CEF) e o projeto passa por análise técnica, com previsão de ser aprovado nos próximos dias. “A assinatura do convênio vai coroar a luta destas trabalhadoras, e nós faremos o possível para que este movimento cresce cada vez mais forte”, disse a deputada.  


A conquista e os méritos são do Movimento de Mulheres de Manuel Urbano, um grupo que começou a ser organizado em agosto do ano passado com um número reduzido – apenas 30 agricultoras – e hoje já atinge 378 inscritas, com previsão de fechar o ano com mais de quinhentas. Muitas delas participaram da Marcha das Margaridas, em Brasília, entre os dias 21 e 22 de agosto do ano passado.


A presidente do movimento, Selma Araújo, informa que uma extensa programação está sendo pensada para festejar o aniversário da entidade, que é modesta, não arrecada contribuições mas tem pretensões de tornar-se forte. “Estamos crescendo, graças a Deus. Será no próximo mês de agosto, época da estiagem, quando as agricultoras virão para cidade aproveitando o acesso dos ramais. O evento chamará “Mulher e Auto-Estima” , e terá palestras voltadas á prevenção do câncer de pele, uma enfermidade que acomete, com maior incidência, aquelas que trabalham expostas ao sol. 


“Os valores que a deputada Perpétua Almeida defende são como pedras preciosas. E nós seremos eternamente gratas a ela”, agradeceu Selma Araújo, que também é produtora rural.


                       De Brasília Assem Neto