Prefeito e vereadores governistas mantém o nepotismo em Betim


Três dias depois de a Câmara dos Vereadores de Betim aprovar um Projeto de Lei que oficializa o nepotismo no município, o prefeito Carlaile Pedrosa (PSD

A Lei também mantém, pela terceira vez, a permissão de contratação de um parente para cada autoridade: prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, superintendentes e diretores da Secretaria de Saúde.


 


O médico e vereador Geraldo Pimenta (PCdoB), um dos idealizadores do movimento “Betim contra o nepotismo”, considera um retrocesso e uma ofensa à população de Betim a sanção desta Lei, que foi apresentada pela Mesa Diretora da Câmara e aprovada pelos vereadores governistas presentes na reunião realizada no último dia 12.


 


Indignado com esta medida, Pimenta esteve no Ministério Público para pedir providências à Justiça. “Esperamos que o Ministério público haja com rigor para barrar esta Lei e fazer valer os interesses da população, que já está cansada desses desmandos”.


 


Na avaliação de Pimenta, isso prova mais uma vez que o prefeito municipal governa para os ricos e os parentes. O vereador também não poupou os vereadores que votaram a favor da Lei. “A Câmara de Betim tem sido submissa aos ditames do prefeito. Isso é inaceitável, pois o papel desta Casa deve ser justamente o de defender o interesse público”. Além de Pimenta, apenas os vereadores Alex Amaral (PDT) e Eutair dos Santos (PT) votaram contra a Lei que mantém o nepotismo.


 


Para Pimenta, ao contratar familiares para ocupar cargos na administração pública, o administrador trata a Prefeitura/Câmara como se fosse uma empresa particular. “Com isso, deixa de realizar concurso público, aumenta a renda familiar e coloca montantes de recursos públicos nas mãos de sua família. Não raro, os recursos públicos são aplicados de acordo com os interesses da família, dos amigos e apadrinhados do administrador”, critica.


 


Empreguismo
Em Betim, o nepotismo tem sido praticado de forma abusiva pelo prefeito municipal, Carlaile Pedrosa (PSDB). Nos últimos sete anos, o prefeito empregou a mulher, Silvana Pedrosa; os irmãos Cleide e Ciro; e o cunhado, José Pinto.


 


Tal prática ainda é comum em todos os órgãos e setores da prefeitura. Estima-se que, atualmente, cerca de 1.000 pessoas, parentes de secretários, diretores e demais cargos de chefia, estejam se beneficiando da máquina pública.


 


Movimento 
A luta contra o nepotismo em Betim teve início em 2005, quando o vereador Geraldo Pimenta promoveu um debate sobre o assunto. Na ocasião, foi criado o movimento ''Betim contra o nepotismo”, que contou com a adesão de cerca de 40 entidades, entre sindicatos e associações comunitárias, e o apoio de vereadores e deputados de esquerda.


 


O movimento promoveu uma campanha de esclarecimento à população sobre o empreguismo de parentes e colheu, em todo o município, mais de 12 mil assinaturas contra o nepotismo. As assinaturas embasaram o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de iniciativa popular, que foi protocolado na Câmara Municipal no dia 21 de março de 2005. Colocado em votação, em 2007, o projeto foi derrubado pelos vereadores governistas.


 


  


De Betim,
Eliezer Dias