Sem categoria

Após inundações, Bolívia declara estado de desastre nacional

O governo da Bolívia declarou nesta terça-feira (12) situação de “desastre nacional” devido às inundações causadas pelas chuvas, que já causaram a morte de 50 pessoas e afetaram mais de 43 mil famílias em quase 60 municípios.

Com o estado de “desastre nacional” declarado pelo Decreto Supremo nº 29.438, segundo o ministro da Defesa, Walter San Miguel, caberá aos ministérios do Planejamento e da Fazenda a gestão dos recursos para a reconstrução dos municípios que já decretaram “alerta vermelho”.



O ministro explicou que em 30 dias o Ministério do Planejamento deverá elaborar, junto com as prefeituras, um plano de reconstrução que poderá ser adotado por um ano, ou mais. E que está garantida a doação de mantimentos para as famílias atingidas, por meio do Programa Mundial de Alimentos, da Organização das Nações Unidas, entre outros.



Ele informou que também são utilizados recursos do Tesouro Geral da Nação para a compra desses alimentos e mantimentos repassados às prefeituras. E que a decisão de declarar “desastre nacional” foi tomada após avaliar a cidade de Trinidad, capital do departamento de Beni, onde as águas do Rio Ibale ameaçam transbordar. Foram atingidos ainda pelas fortes chuvas os departamentos de Chuquisaca, Cochabamba, Oruro, La Paz, Potosí, Tarija, Pando e Santa Cruz.



Desde novembro, como efeito do fenômeno climático La Niña, a Bolívia vem sendo atingida por fortes chuvas. No dia 21 de janeiro, o presidente Evo Morales havia declarado “situação de emergência de caráter nacional”, para contar com recursos internos e externos a fim de reconstruir grande parte do território.



Fonte: Agência Brasil