Sem categoria

Atentado atinge presidente do Timor Leste e deixa um morto

O presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, passa por uma cirurgia de urgência após ataque contra sua residência oficial. Ele foi baleado no estômago e está sendo atendido por médicos australianos em uma base militar no país da Ásia meridional. Ramos-H

“O presidente Ramos-Horta foi atingido no estômago e passa por uma cirurgia”, disse o conselheiro Agusto Junior. Um vizinho do presidente, Januario Freitas, disse à Reuters que o ferimento “parecia sério”.


 


Os guardas da segurança de Ramos-Horta dispararam contra os atacantes e mataram o soldado rebelde, Alfredo Reinado, acusado perante a Corte Suprema do Timor-Leste de homicídio, após a onda de violência provocada por sua expulsão do Exército junto a outros 598 militares por desobediência, segundo a Efe.


 


Reinado havia ameaçado usar violência contra o governo em novembro, se os pedidos ao grupo de centenas de desertores do Exército não fossem concedidos. Ele chegou a dizer que a instabilidade no país poderia ser maior do que a crise de 2006, de acordo com a Associated Press.


 


O rebelde foi indiciado por seu suposto papel em diversos tiroteios entre o Exército do país e os desertados entre abril e maio de 2006. Os confrontos causaram a morte de 37 pessoas e deslocaram 155 mil de suas casas. A calma foi restaurada pelas tropas estrangeiras e eleições pacíficas foram realizadas, com o resultado apontando Ramos-Horta como presidente.


 


No entanto, episódios violentos continuaram a ocorrer pelo país. A ONU (Organização das Nações Unidas) mantém ali uma missão de segurança, mas o controle da capital passou à polícia do Timor Leste neste mês. O país, uma antiga colônia portuguesa, ganhou independência em 2002, após mais de duas décadas de ocupação indonésia.


 


Da Redação, com informações da Folha Online