Prefeitura de Fortaleza tranqüiliza população e garante continuidade da festa

A Prefeitura de Fortaleza reuniu a imprensa cearense, na tarde desta segunda-feira, 4 de fevereiro, no auditório da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para prestar esclarecimentos e tranqüilizar a população a respeito do incidente ocorrido

Participaram da coletiva representantes dos principais órgãos municipais envolvidos com o Carnaval de Fortaleza 2008, como Funcet (Fátima Mesquita), Guarda Municipal e Defesa Civil (Arimá Rocha), AMC (Flávio Patrício) e Secretaria de Saúde do Município (Odorico Monteiro), além do Procurador Geral do Município, Martônio Mont’Alverne, e do Maj. José Melo, representante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.


 


Durante a coletiva, foi explicado à imprensa que a programação do Carnaval de Fortaleza 2008 permanece a mesma, com desfiles na avenida Domingos Olímpio e programação de shows em cinco regionais, havendo apenas a readequação da programação inicialmente agendada para o domingo, dia 3. Desta forma, os maracatus irão fazer seu desfile na noite de terça-feira, dia 5, juntamente com as escolas de samba. O desfile dos blocos e cordões, marcado para a noite de segunda-feira, aconteceu normalmente. Já o show do cantor cearense Ednardo, que encerraria a noite, foi transferido para o próximo sábado, dia 9, no palco montado na Praia de Iracema, próximo ao Largo Luís Assunção. Para garantir a segurança da população, todos os lances de arquibancada serão retirados da Avenida Domingos Olímpio. Foi dito também que os camelôs cadastrados serão devidamente ressarcidos pela empresa responsável de suas possíveis perdas na noite de domingo.


 


O diretor da Guarda Municipal, Arimá Rocha, explicou aos jornalistas presentes todos os procedimentos tomados pela Prefeitura de Fortaleza para o pronto atendimento às pessoas acidentadas, explicando ainda que já foi feito na manhã desta segunda-feira, dia 4, pelo Instituto de Criminalística, o laudo pericial no lance de arquibancadas. O laudo final sairá em 20 dias. “Lamentamos profundamente o ocorrido e ao mesmo tempo estamos aliviados por não ter tido proporções mais graves. Gostaria de deixar claro que, desde o primeiro momento, a Prefeitura agiu com rapidez e firmeza para minimizar os danos causados pelo incidente”, complementou.


 


Arimá Rocha afirmou ainda que a Prefeitura irá acompanhar as investigações e já suspendeu o pagamento da empresa responsável pela montagem da estrutura de arquibancadas até o resultado final da perícia. Em seguida, a presidente da Funcet, Fátima Mesquita, esclareceu que todas as providências legais foram tomadas previamente por parte da organização para garantir a segurança e a tranqüilidade de todos durante a grande festa de rua.


 


O secretário de Saúde, Odorico Monteiro, apresentou os números oficiais de pessoas socorridos pelas seis ambulâncias do SAMU que prestaram o rápido socorro aos feridos no local do evento. Das 29 pessoas levadas ao IJF, 22 já receberam alta, seis foram transferidas a outros hospitais e uma foi submetida a uma cirurgia, mas deverá receber alta em breve.


 


 


Fonte: Coordenadoria de Comunicação