Publicado 02/02/2008 17:29 | Editado 04/03/2020 16:10
De Cuba recebi as informações abaixo com pedido de publicação no Blog. Aproveito para mandar um caloroso abraço aos acreanos que lá estão batalhando para formar em Medicina.
UFAC entra nos planos de Ministério de Educação e Saúde como uma das Universidades que farão convênio com ELAM.
Depois de cinco anos de uma visita a Cuba onde firmou compromisso com estudantes e médicos brasileiros formados na Ilha de buscar uma solução para revalidação de seus diplomas, o presidente Lula voltou a Havana acompanhado dos Ministros de Saúde José Gomes Temporão, da Educação Fernando Haddad e do Ministro de Relações Exteriores Celso Amorim trazendo uma grande novidade aos jovens Galenos (médicos).
Em reunião com os mesmos, os três ministros anunciaram a saída para tão polêmico problema, que seria por meio de convênios com algumas universidades brasileiras. Durante a reunião o ministro José Gomes Temporão disse que “2008 é o ano que esse problema deixará de existir e que todos os médicos formados na Ilha poderão trabalhar no Brasil”.
O governo discute também ampliar a medida para todos os estudantes formados no exterior, mas por enquanto começará com Cuba.
O Tarauacaense Janilson Lopes, estudante do quinto ano de medicina, representante dos estudantes brasileiros na Ilha, que no momento dirigia os trabalhos da mesa em que estavam os ministros, aproveitou para apresentar uma reportagem da TV Aldeia de um trabalho realizado pelos estudantes na comunidade Figueira (em Rio Branco) e de uma reunião com deputados, governo do Acre e UFAC na Assembléia Legislativa, demonstrando o interesse do Acre no processo.
Também pediu ao Ministro Temporão para incluir o Acre e a UFAC nesse convênio do ministério da saúde e educação. O ministro afirmou que o Acre será pioneiro do projeto piloto.O convenio prevê a injeção de verbas federais dentro das universidades para financiar todos os gastos com o processo de revalidação.
Os médicos assumirão compromissos com o Estado de se deslocar em todos os municípios que tenham deficiência de atendimento médico. Deverá se efetuar dentro das próximas semanas a visita de algumas universidades brasileira a Havana com objetivo de consolidar os procedimentos da revalidação.
Fonte: Blog Edvaldo Magalhães.