Sem categoria

Morre Beto Carrero, referência mundial em parques temáticos

O empresário paulista João Batista Sérgio Murad, mais conhecido como Beto Carrero, morreu na madrugada desta sexta-feira (1º), aos 70 anos. Ele estava internado havia dois dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde havia sido submetido a uma opera

No momento da cirurgia, Beto foi vítima de choque cardiogênico (quando o coração não consegue bombear o sangue para o restante do corpo adequadamente). A assessoria do empresário, dono do parque temático Beto Carrero World, na cidade de Penha (SC), afirmou que a morte ocorreu à 0h05.


 


Do hospital — onde será velado até as 11 horas desta sexta-feira —, o corpo de Beto será transferido para o município catarinense. O sepultamento deve ocorrer na manhã de sábado, também em Penha.


 


Beto Carrero já vinha passando por problemas cardíacos. Em setembro, teve de fazer um implante na válvula aórtica (que impede o sangue de refluir de volta para o coração). Segundo informações da assessoria do empresário, ele tinha se sentido mal nesta semana, com sintomas de febre e cansaço, e foi submetido a exames que detectaram uma infecção.


 


A criação do personagem


 


Nascido em São José do Rio Preto (SP), numa família pobre, Beto sempre foi fã de caubóis americanos. Quando criança, sonhava em ser o “Zorro brasileiro” e trabalhar em um parque de diversões. Aos domingos, freqüentava as matinês de cinema, assistindo sobretudo a faroestes. Após alguns anos no interior, partiu para a capital paulista e começou sua carreira profissional como radialista, na década de 60.


 


Além de se tornar promotor de rodeios, Beto também foi músico sertanejo, apresentador em shows de rádio, vendedor de anúncios e dono de uma agência de propaganda. Ao negociar patrocínio para seu programa radiofônico, descobriu mais uma paixão — a publicidade. E foi vendendo anúncios para grandes jornais e revistas do país que Beto começou a construir seu patrimônio.


 


Em 1970, realizou seu sonho de infância. Criou, enfim, seu próprio caubói, inspirado nos filmes que via na infância e em seu desejo representar. O nome do personagem, Beto Carrero, foi uma homenagem ao pai, conhecido como Alexandre Carrero, dono de um carro de boi na sua cidade natal.


 


Sempre encarnando o estilo “country” na maneira de se vestir e fazendo referência ao universo dos caubóis americanos, Beto Carreiro era um destemido herói vaqueiro, que amava os animais e defendia os mais fracos. Na interpretação desse papel, o empresário começou a percorrer o Brasil com uma caravana de artistas fazendo apresentações circenses.


 


TV e cinema


 


Nessa mesma época, estreou um programa de televisão — Os Insociáveis —, na Rede Record, ao lado dos humoristas Renato Aragão e Dedé Santana. Mais tarde, a atração passaria para a Rede Globo com o nome de Os Trapalhões, tendo Beto Carrero como produtor. Ele também interpretou a si mesmo na novela Ana Raio e Zé Trovão, da antiga TV Manchete.


 


Além de se fazer aparições constantes na televisão, Beto participou de filmes, ao lado do próprio Renato Aragão e da apresentadora Xuxa. Foi o caso de Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985) e O Mistério de Robin Hood (1990).


 


Em 28 de dezembro de 1991, após uma visita à Disney nos Estados Unidos, inaugurou o Beto Carrero World, construído numa fazenda do empresário, na praia de Armação do Itapocoroy, no município de Penha, litoral catarinense. A atração, inspirada nos parques da Disney, nos Estados Unidos, é o maior empreendimento turístico da América Latina e quinto maior parque temático do mundo. Já recebeu mais de 10 milhões de visitantes.


 


Em uma de suas últimas aparições públicas, no dia 7 de janeiro deste ano, o empresário foi abordado por fãs durante o desfile da marca Lilica Ripilica, na Fashion Rio, quando prestigiou sua sobrinha Antonia Murad na passarela. Beto Carrero era primo do ex-deputado federal Jamil Murad (PCdoB-SP) e deixa dois filhos.