Proposta do Plano de Enfretamento a Violência Infanto-Juvenil é aprovada

Belém, 31/01/08 – A proposta do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, foi aprovada na manhã desta quarta-feira (30), em reunião coordenada pela secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes, com o Comit

O Comitê decidiu ainda pelo fortalecimento da Rede de Enfretamento à Violência Sexual, previsto no Plano, e realizou ajustes na programação do seminário ‘O Guarani’, que acontecerá no município de Santarém, nos dias 14 e 15 de fevereiro, como uma das ações do Governo do Pará relativas ao ‘Pacto de Santarém’, proposto pelo Governo Federal em maio de 2007.
 


O objetivo do seminário é construir uma rede intersetorial entre os órgãos de governo estadual, municipal e a sociedade civil organizada para a elaboração de programas e ações na efetivação do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na área de influência da BR 163.



Na ocasião, a secretária de Justiça Socorro Gomes, enfatizou que a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes no Pará é uma ação prioritária do governo do Estado.


 
‘O Pará não aceita conviver com a exploração sexual de suas crianças e adolescentes, e combater essa prática é um compromisso prioritário do governo do Estado do Pará’, frisou.


 


Destacou também a importância da mobilização e articulação do trabalho em Rede, ressaltando que o envolvimento nas ações de todos os gestores públicos que integram o comitê intersetorial, são imprescindíveis para a implementação e efetivação das metas que norteiam o Plano.


 


‘Precisamos redimensionar a Rede de trabalho envolvendo todos os atores relacionados à questão, especialmente, no seminário em Santarém, que já se constitui na primeira ação do Plano numa região de complexidade em relação à situação das crianças e adolescentes’, frisou a secretária de Justiça.


 
Marco histórico


 
A possibilidade real de combater e enfrentar a violência infanto-juvenil no Pará, segundo a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Lima, precisa ser feita de maneira extensiva e conjunta, fazendo questão de lembrar que este tipo de violência ocorre em vários Estados brasileiros e que o governo federal vem estudando medidas para combater essa chaga.


 


A presidente da Sociedade Paraense de Pediatria do Pará, Consuelo Oliveira, destacou as parcerias e disse que a presença das diversas entidades no Comitê demonstra esse compromisso do governo do Estado em trabalhar a questão da violência infanto-juvenil em consonância com os apelos sociais, dialogando e ouvindo a sociedade em geral. ’O Plano é um marco histórico para a criança e o adolescente paraense, é um plano audacioso que vem para mudar a cultura regional sobre essa situação’, arrematou.