Sem categoria

Itamaraty lamenta a não-libertação dos reféns da Colômbia

O Ministério das Relações Exteriores lamentou a não-libertação dos reféns que se encontram em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Em nota divulgada nesta terça-feira (1o), o Itamaraty diz que “o governo brasileiro lamenta que a

No documento, o Itamaraty reitera a solidariedade com as famílias das pessoas seqüestradas pelas Farc e o apoio ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e comissão de delegados internacionais liderada pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que fizeram as negociações para tentar libertar os reféns.



A comissão de delegados internacionais suspendeu temporariamente a presença na Colômbia e prometeu reassumir as negociações assim que forem dadas as condições necessárias para a libertação dos seqüestrados.



Segundo informou o presidente Hugo Chávez, na TV estatal venezuelana, as Farc anunciaram por carta que tentativas de operações militares na área impediram a entrega dos reféns.



Íntegra da nota



“Situação dos reféns na Colômbia



O Governo brasileiro lamenta que as circunstâncias tenham impedido, neste fim de ano, a esperada libertação da Senhora Clara Rojas, de seu filho Emmanuel e da Senhora Consuelo González, que se encontram em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).



O Governo brasileiro reitera sua solidariedade com as famílias das pessoas seqüestradas, assim como seu apoio aos esforços conduzidos pelo Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frías, e à Comissão de delegados internacionais que, em coordenação com o Presidente da República da Colômbia, Álvaro Uribe, acompanha nos últimos dias as tratativas com vistas à libertação daqueles cidadãos colombianos.



O Governo brasileiro tomou conhecimento da decisão da Comissão de delegados internacionais de suspender, temporariamente, sua presença na Colômbia e acolhe com satisfação a decisão da Comissão de reassumir sua missão assim que estejam dadas as condições necessárias para a entrega dos reféns.



O Governo brasileiro reitera seu apoio ao processo de paz na Colômbia, assim como a disposição de aprofundar sua contribuição a iniciativas de fortalecimento do diálogo interno naquele país”.



De Brasília
Márcia Xavier
Com informações do Itamaraty