Esporte Pra quê?

Deputada aloca 1 milhão de reais no OGU 2008, para fortalecer o esporte em Rio Branco e explica porque.

 


 


Essa é a pergunta que a deputada Perpétua Almeida (PcdoB) vem recebendo de seus pares nos últimos dias.


Eles querem saber o por quê de destinar R$ 1 milhãoi para quadras de esporte em uma cidade que não tem sequer 500 mil habitantes.


E a resposta tem sido invariávelmente a mesma: “ Investimento na população que mais necessita, qualidade de vida e prevenção. Nossa tática é evitar que os problemas aconteçam, e não, correr atrás do prejuízo depois. Ao falar de esporte, falamos de jovens e crianças. E isso, não tem preço”, justifica a deputada.


O esporte libera o jovem e a criança para a criatividade, ampliando sua formação moral e corporal, sem falar no aperfeiçoamento técnico que pode resultar numa futura geração de craques, o que por sua vez lhes asseguraria o futuro.


O motivo de tamanha preocupação. Foi o alerta dado pelo 2º Relatório do UNDOC, escritório vinculado a ONU, que aponta o incrível número de 200 milhões de usuários de drogas no mundo. Para se ter uma idéia da extensão do problema, basta comparar com a população do Brasil que gira em torno de 190 milhões de pessoas.


“ Se juntássemos todos esses usuários de drogas num só território, poderíamos ter um país equivalente a população de brasileira”, alertou assustada a deputada, de posse do relatório.


Vale ressaltar que o uso de drogas, se faz acompanhar da deterioração moral e física,


vindo associado a delitos e Doenças Sexualmente Transmissíves (DSTs),  e danos psicológicos entre outros.


“ O que precisamos é atrair essa garotada para os esportes, antes que as drogas o façam. Jovens e crianças com uma vida saudável e exercício são mais difíceis de serem atraídas para o uso de drogas, do que os que vivem na ociosidade involuntária como grande parte da juventude da capital”, disse Perpétua Almeida.


As propostas de emendas individuais de Perpétua Almeida ao Orçamento Geral da União 2008 (OGU), totalizam R$ 1 Bi para  construção e reforma de quadras esportivas em Rio Branco, com prioridade para os bairros Taquari, Cohab do Bosque, Adalberto Sena, Placas e Conjuntos Esperança I e II.


A prioridade foi apontada após um estudo da lista de comunidades onde as quadras estão mais deterioradas, que foi fornecida pela prefeitura da capital.


“Não vou sossegar enquanto cada comunidade não dispuser de uma quadra de esportes completa, para que esses garotos e garotas que ainda estão com a personalidade em formação, aprendam a promoção da paz e a conseqüente promoção da cidadania. Por isso, o projeto é de grande profundidade, cujo ponto fundamental é o combate as drogas”, salientou Perpétua.


O esporte é considerado pelos especialistas na área como o meio mais eficaz de combate as drogas pela via pacífica, do que as punições.


“Nossa principal meta é a transformação desses adolescentes em uma elite esportiva, sadia, totalmente integrada à nossa sociedade”, concluiu Perpétua, lembrando que através do exercício físico os jovens são atraídos  para a convivência em grupo, marcada pela solidariedade.


Aprendem a respeitar os limites estabelecidos e as regras de competição. O que acaba se tornando num aprendizado essencial no processo de desenvolvimento humano.O saldo é a vida


                            De Rio Branco: Angélica Paiva